QUEM PENSA? Essa é a hora!

Resende tem uma oportunidade única este mês de junho para rever as questões da saúde do município. É isso mesmo! A partir da próxima semana, começa a estratégia de formulação das políticas públicas de saúde do município, que nos últimos meses, tem protagonizado eventos lamentáveis e fatais no que diz respeito à saúde. Estamos deixando uma epidemia de dengue com um registro jamais visto no município. A cidade acompanhou a agonia da jovem Pâmela que foi vítima de uma doença incurável, mas que fiaram dúvidas sobre os procedimentos adotados. O Hospital de Emergência é referência na região, mas acumula reclamações e denúncias que vão desde o mau atendimento até a falta de material de limpeza. A demora para marcação de consultas e exames, assim como a terceirização de serviços e a falta de valorização dos profissionais de saúde são os principais problemas hoje da saúde na cidade de Resende.

Percebemos um compromisso de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que tentam prestar um serviço de qualidade, mas que, principalmente, nos últimos dias estão reféns da “crise” que o governo municipal insiste em afirmar que o município mergulhou. Coloco entre aspas, porque realmente duvido do governo que aluga por milhões câmeras para monitoramento durante apenas algumas horas do dia tenha visão de prioridade para a população. Não posso acreditar que um governo que faz propaganda de zumba pra lá zumba pra cá, realmente esteja preocupado com a falta de cobertores ou material de limpeza no hospital. E infelizmente, nesse momento, todo o esforço feito pela equipe da saúde vai ralo abaixo.

É bom lembrar que esses encontros permitirão a elaboração das futuras diretrizes e propostas para os planos municipais de saúde e assim, a oportunidade de rever programas, suas abrangência, investimento e atuação é agora. Também é agora o momento de saber porque algumas coisas não funcionam como o povo gostaria que funcionassem. Saber porque tantas reclamações do hospital e de outras unidades de saúde, assim como exigir a mudança sobre atendimento às pessoas idosas e/ou com doenças crônicas, que precisam brigar para o atendimento prioritário. São muitas as questões.

Por isso, terça-feira, dia 9 de junho, às 18h, na Santa Casa um evento ABERTO AO PÚBLICO vai discutir as principais questões da saúde no Brasil e também aqui, na nossa cidade de Resende. Esse encontro é uma plenária preparatória para a 9ª Conferência Municipal de Resende que será realizada dia 20 de junho e que VOCÊ pode participar, inclusive com direito a voz e voto. Se informe mais no Conselho Municipal de Saúde pelo telefone 3360-6454. Venha até a Santa Casa, dia 9. E diga O QUE PENSA que poderá melhorar a saúde de Resende.

Tá bom pra você? Para mim, não está! Por isso estarei lá!

Ana Lúcia
editora do jornal BEIRA-RIO e atualmente está como presidente do Conselho Municipal de Saúde de Resende
analucia@jornalbeirario.com.br

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.