Não só uma Detroit (1)
Semana passada, comentei a matéria da Veja-Rio que abordou entusiasticamente e até de forma delirante, o “boom” desenvolvimentista da nossa região com destaque para Resende e Porto Real. Citei a importância do Instituto Marechal José Pessoa para pensar a cidade e o futuro que se avizinha, se agigantando. A apreensão de muitos, alguns até alarmistas, não bate com a minha apreensão. Sei dos riscos de a cidade não se preparar adequadamente para a leva de gente que vem por aí, para o aumento do número de carros em nossas vias, para a violência, para o ‘custo Resende’, como se diz. Sei desses riscos, mas sou otimista e pelo que tenho visto, acredito que cresceremos ordenadamente. Se o trânsito não tivesse sofrido a intervenção ocorrida no início da primeira administração Rechuan estaríamos já vivenciando um caos no setor. Ainda faltam mexidas, claro. A cidade cresce e tudo tem de acompanhar. A minha maior apreensão é com a preocupante consolidação do perfil de Resende como cidade ou polo industrial. Unicamente. Uma nova São Bernardo ou mesmo, Detroit que de uns tempos para cá murchou e vem se redesenhando em consequência da redução de tamanho da indústria automobilística por lá. Não podemos ficar a mercê de um monomodelo.
Não só uma Detroit (2)
Rechuan costuma falar no tripé no qual se apoia o desenvolvimento de Resende: indústria, comércio e turismo. E vem tocando medidas no sentido de encorpar essas vertentes. A indústria vai se delineando como realidade rapidamente. O comércio vai ser forte até em consequência do crescimento vegetativo da cidade. Mas o turismo é uma atividade econômica que a meu ver tem grandes possibilidades na região e deve ser encarada como vocação e característica. Podemos ser um polo industrial mas também, um ativo e certamente com vida mais longa, destino turístico. Gerando riquezas e qualidade de vida. E o potencial a ser desenvolvido, a meu ver, se apoia também em três pernas: o Turismo de Negócio, o turismo de Natureza (ecoturismo, aventura) e o Turismo Rural. Este pode inclusive, servir de ferramenta para ajudar a manter as novas gerações bem instaladas na área rural, e assim estancar o êxodo rumo ao centro urbano, segundo diagnóstico feito pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária. Repito, estou mais otimista do que apreensivo. E, independente de Poder Público, Instituto José Pessoa, interesses partidários ou de grupos, creio que seja tarefa de cada cidadão pensar, criticar e contribuir, sempre que possível, para o bem estar da cidade e da região. Nós moramos aqui. E queremos continuar vivendo aqui.
TRIPA
Nesta sexta, dia 10, às 21 horas a cantora Sanny Alves estará se apresentando no DOC Emporium, em Penedo, como convidada do Thiago Zaidan e Trio, em continuidade aos encontros de cantoras com o virtuoso. O DOC fica na Avenida das Mangueiras. Estarei lá! * Começa hoje (sexta) a tradicional festa de Nossa Senhora de Fátima no bairro Paraíso. A semana foi marcada por atividades religiosas e a partir da noite de hoje começam os shows: na programação musical tem “Os Meninos de Forró” às 20 horas, amanhã, dia 11, ‘Jô e Samuel’ às 22 horas e no domingo, Dia das Mães, o show católico com Salete Ferreira, da Canção Nova às 20 horas e em seguida, ‘Os Primos’ * Ser campeão sem precisar decisão não é mais novidade. O diferencial é ganhar um turno com 100% de aproveitamento e ainda vencer a semi e a final. Só o Fogão mesmo. Sorry! (como diria um velho colunista) * A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda por intermédio do Museu de Arte Moderna de Resende abre mais uma exposição de arte na próxima quarta-feira, dia 15. Outro tento da minha amiga Vanda Perantoni. “Sobre as urgências da Pele” é o nome da mostra que é assinada por João Bosco Millen, Vanessa Gerbelli e Anderson de Souza. A curadoria é de Isabel Carneiro. A exposição vai até 28 de junho de segunda a sexta-feira das 9h às 17h30min * Na semana que vem, dia 16, tem a vernissage da já tradicional e prestigiada Galeria Rio Sul, das 20h às 23h. A Galeria Rio Sul será no Residencial Rio Sul. Abração à Carmem Aguiar * Falando nisso, um abração ao meu amigo Gaúcho do Jipe * E a Organização Mundial do Comercial tem pela primeira vez um presidente latino-americano, um brasileiro. Eleito sem apoio dos Estados Unidos, União Europeia e Japão. O país tem hoje outra postura internacional. Falta ainda muita coisa para mudar, afinal foram séculos de governos de uma elite colonizada, entreguista e soberba. As coisas estão mudando embora muitos compreendam, mas não aceitem.
ANIVERSÁRIOS
A semana começou com minha neta Isabela Coupeê soprando 15 velinhas na segunda, dia 6. Na terça, dia 7, o ‘boa praça’, meu amigo Antonio Leão e meu colega de trabalho Rafael Sekine mudaram de idade. Na quarta (8) uma turma grande inaugurou idade nova: Janaina Kalil, Letícia Albino e os amigos Marcio Costa (Marcinho) e Edgar Queiroz. Hoje, dia 10, ficam mais experientes a Theodora Cerqueira (Dora) e a Elza Resende. Amanhã, sábado, (11), as amigas Rosana Oliveira e Márcia Caldeira, o Remo Rocha e o advogado Edson Lima, companheiro de Prefeitura, recebem os ‘parabéns’. No domingo (12) também aniversariam o Washington Lemos, a Neide Irineu e a Lucia Costa, a Lucinha, bailarina do ‘Crustáceos’. Parabéns e todas as felicidades do mundo a essa turma boa.
Boa tarde, Lais,
Escrevo para fazer contato e dizer que tenho lido sua coluna semanalmente. É por ela que tenho encontrado bons lugares pra visitar em Resende. Quero também dizer que gostei muito de uma crônica sua sobre café da manhã em padaria.
Eu sou o Rafael Alvarenga, divido a página com você no BEIRA-RIO, mas ainda não tivemos oportunidade de nos conhecermos.
Vamos marcar um café com leite em alguma padaria boa!
Abraço, Rafael