Laís Amaral

Globo, de aliado de primeira hora a arrependido oportunista
No dia 2 de abril de 1964, começava assim o editorial do jornal O Globo: “Vive a Nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas, independentemente de vinculações políticas, simpatias ou opinião sobre problemas isolados, para salvar o que é essencial: a democracia, a lei e a ordem. Graças à decisão e ao heroísmo das Forças Armadas, que obedientes a seus chefes demonstraram a falta de visão dos que tentavam destruir a hierarquia e a disciplina, o Brasil livrou-se do Governo irresponsável, que insistia em arrastá-lo para rumos contrários à sua vocação e tradições”. Cinco dias depois o mesmo Globo exercia seu papel de “dedo duro” publicando o manifesto assinado por artistas e intelectuais, o ‘Comando dos Trabalhadores Intelectuais’, que na visão do jornal, trabalharam ativamente para implantar o regime comunista no país. Na relação constavam nomes como: Ferreira Gullar, Carlos Diegues, Arnaldo Jabour, Chico Anísio, Paulo Francis, Tereza Rachel, Jorge Zahar, Oscar Niemeyer entre outros. O irônico é que alguns desses nomes seriam mais tarde, ardorosos colaboradores das Organizações Globo, como o boneco de ventríloquo, Arnaldo Jabour. No gancho do aniversário de 50 anos do golpe, (31 de março ou 1º de abril?) e no esforço de se desvencilhar da pecha de colaborador do regime militar, O Globo publicou na edição de domingo em seu Caderno de Cultura, o depoimento de alguns artistas sobre a influência daquele período na cultura nacional. Recentemente as organizações da família Marinho, externaram seu arrependimento em apoiar a ditadura, todos lembram. Na Tripa evento sobre tema em Resende.

Conscientização sobre o Autismo neste sábado em Resende
Dia 2 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Resende estará na manhã deste sábado, dia 29, no Calçadão de Campos Elíseos, divulgando informações e orientações sobre o autismo. Haverá algodão doce e pipoca para a criançada. Três destacados pontos centrais da cidade serão iluminados de azul pela passagem da data: o Monumento à Bíblia (junto ao Mercado Popular na Praça da Concórdia), a Praça do Trenzinho e o Espaço Z (como acontecerá com o Cristo Redentor, no Rio e em outras partes do país). O Autismo, informa a doutora Ângela Merice Almeida Santo, é uma síndrome comportamental e se caracteriza por dificuldade do processamento das informações com prejuízo cognitivo/intelectual em alguns casos. São pelo menos três os sintomas: alteração da linguagem, alteração da sociabilidade e alteração do comportamento com atividades repetitivas, movimentos repetitivos. O diagnóstico é clinico e não há exames. O tratamento deve ser realizado por equipe multidisciplinar: médico, fonoaudióloga, psicoterapeuta, terapeuta ocupacional e pedagogos. Quando a gente conhece, fica mais fácil colaborar e ser solidário.

TRIPA
* A Casa da Cultura Macedo Miranda, não quer deixar passar em branco a data anticomemorativa do golpe militar, e estimulando uma reflexão sobre essa “página infeliz de nossa história”, promove na Segunda, dia 31, no ‘Espaço Z’, o evento “Quando a Arte foi à Luta”. Na ocasião artistas e pessoas ligadas à cultura em Resende farão leitura dramatizada dos depoimentos publicados no Globo. André Whately vai ler o depoimento de Roberto Farias; Mônica Izidoro, o de Betty Faria; Anna Zelma, o de Fernanda Montenegro; Daniel Fortes, o de Zé Celso Martinez Corrêa; Roberto Martini lê o de Tom Zé; Zé Leon lê o de Lauro Cesar Muniz; Arthur Vinciprova o de Gilberto Braga e Symão Francisco o de Silvio Tendler. O espetáculo começa às 20 horas com entrada franca. Vale conferir … e nunca esquecer * O originalíssimo musical infantil “Sambinha” será apresentado no Teatro do Colégio Salesiano nos dias 4 e 5 de abril. A peça tem em seu repertório diversas canções de sambistas que fizeram e fazem parte da história do samba, entre eles Zé Ketti, Cartola, Donga e Dona Ivone Lara. O musical estreou no ‘Oi Futuro Ipanema’ em junho do ano passado e está indicado a quatro categorias do Prêmio Zilka Sallaberry (Texto, Direção, Música e Cenário). Taí uma ótima pedida para desintoxicar as mentes infantis, que foram bombardeadas nesses dias carnavalescos com tantos lepo-lepos da vida. O horário dos espetáculos (sexta e sábado) é o das 16 horas. A bilheteria estará aberta para a venda de ingressos nos dias 2, 3 e 4 de abril (quarta, quinta e sexta-feira) – de 13h às 17h na biblioteca do Colégio Salesiano e no dia 5 – sábado – na bilheteria do Teatro do Colégio Salesiano, de 15h às 17h. Como diz Nelson Sargento: o Samba, agoniza mas não morre. Beleza !! * Sônia Nogueira foi homenageada nessa quarta, como uma das mulheres do samba. Parabéns e um beijão de todos os Crustáceos.

ANIVERSARIOS
Um grupo de amigos inaugurou idade nova nessa quarta-feira, dia 26: Magda Arbex, Alile Cuoco, Vladimir Ramos, Tande Vieira, Leandro Resende, o Murilo Nóbrega (neto do Cláudio e da Ana) e os gêmeos Luis Cláudio Hermógenes e Flávio Collistet. Na quinta, a Bellinha fez um ano ontem (dia 27) mas comemora neste sábado. Parabéns e todas as felicidades do mundo a essa turma maravilhosa.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.