Dinheiro público jogado fora pelo ralo (ou pelo asfalto rachado)? Qualidade de obra no Paraíso é criticada

Em menos de um mês, novo asfalto da Rua João Cabral Flexa já apresenta problemas de rachaduras

“Passaram pra mim agora essas fotos, esse serviço já foi feito pela terceira vez aqui em frente a Graal do Paraíso. Obra eleitoreira é assim, faz hoje e desmancha amanhã. Será que o Governo do Estado que enviou a verba, mandou tão pouco dinheiro que não dava pra fazer um serviço de qualidade? Vereadores, vocês precisam fiscalizar essas obras mais de perto, tem muito dinheiro público indo para o ralo”, diz uma postagem publicada nas redes sociais, na manhã desta terça-feira, dia 21.

Junto com a mensagem, aparecem algumas fotos mostrando rachaduras no asfalto colocado pela Prefeitura de Resende, com investimento do Governo do Estado, na Rua João Cabral Flexa, no bairro Paraíso.

No dia 11 de maio, em sua página oficial, a Prefeitura de Resende e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos anunciaram que algumas ruas do Paraíso foram contempladas pelo trabalho de asfaltamento das ruas, entre elas a Cantídio Juscelino da Costa e a São Domingos da Calçada, além das ruas Doutor Geral, São Paulo e Prefeito Adolfo Augusto.

Os trabalhos fazem parte de uma parceria entre o Governo do Rio de Janeiro e a prefeitura, em que o Estado envia o material e a gestão municipal fica responsável por transformá-lo em asfalto (usinagem) e aplicá-lo na pavimentação. A parceria foi assinada em abril passado. Além do Paraíso, Morada da Barra, Engenheiro Passos e o Trecho 1 da Avenida Resende x Riachuelo também foram contemplados.

Trecho na entrada da rua recebeu obras em agosto de 2020 (Foto: Carina Rocha/Divulgação PMR)

A João Cabral Flexa, no entanto, também apareceu com um asfalto recém-colocado, ainda que não tenha sido citada na página da prefeitura como uma das contempladas na atual parceria. A via é uma das ruas de acesso ao Paraíso (entre a Graal e uma lanchonete), e é utilizada como rota de chegada para os ônibus de linha locais e intermunicipais.

O último registro de uma obra realizada no local é de agosto de 2020. Na ocasião, a Prefeitura de Resende destacou, também em sua página, que estava “prestes a colocar ponto final em problemas recorrentes enfrentados nas vias que cercam o terminal rodoviário, na Graal Resende”.

A intervenção contemplou as ruas João Cabral Flexa, São Jorge e São Domingos da Calçada, e tinha como objetivo acabar com o problema da drenagem para quem transita pelo local há anos, uma vez que em períodos chuvosos a drenagem das vias não era suficiente para o escoamento das águas pluviais e formavam alagamentos e buracos na pista.

As obras contemplaram uma nova rede de drenagem para escoamento das águas da chuva, a pavimentação, novas calçadas com acessibilidade e a sinalização do local. Além das obras realizadas em 2020, a mesma rua passou por outras intervenções no ano de 2014. Na ocasião, as obras, iniciadas em abril daquele ano, também incluíam o asfaltamento e drenagem da Rua João Cabral Flexa.

A via, localizada entre a Graal e uma lanchonete, tem fluxo intenso de veículos, especialmente de ônibus que passam pelo terminal rodoviário

Em novembro de 2020, após a realização da última obra de drenagem, em postagem feita no grupo Bom Dia Resende, um internauta registrou uma foto da Rua João Cabral Flexa em dia de chuva, e relatou o que ouviu de funcionários da lanchonete de fast food.

– Então, vocês se lembram daquela rua que fica entre o McDonald’s e a Graal Resende? Aquela que não podia ver uma chuvinha que logo transbordava, que dava onda até pra surfar? Pois bem, aí está ela! Tirei essa foto ontem depois da chuva, e os meninos do McDonald’s disseram que depois dessa ultima obra já não tem mais enchente, mesmo depois das tempestades que ocorreram nesses últimos dias – cita a postagem.

A equipe do BEIRA-RIO também esteve no local na manhã desta quarta-feira, dia 22, e constatou que de fato existe o problema, possivelmente ocasionado pela passagem de veículos pesados no local. O jornal entrevistou duas funcionárias que trabalham na loja localizada em frente ao trecho danificado do asfalto.

Uma delas citou que o asfalto foi colocado no final do mês de maio (o jornal também apurou e encontrou uma foto publicada no aplicativo Google Maps, de abril deste ano, quando o asfalto ainda era o de 2020, e comparou com as fotos postadas nas redes sociais na última terça-feira), um mês após o anúncio das obras feito pela Prefeitura. Na foto publicada pelo aplicativo, é possível perceber que ainda não havia as tais rachaduras no chão.

Além do trecho enrugado e rachado, a funcionária se queixou da camada colocada na rua, que praticamente transformou o trecho onde ficam as tampas de bueiros em armadilhas para os veículos. “As rodas dos meus carros sempre batem no asfalto por causa disso”, relembra.

Já em relação às obras realizadas em agosto de 2020, as funcionárias confirmaram as informações dos colegas que trabalham na lanchonete. Ainda assim, elas dizem que o problema dos alagamentos não foi 100% solucionado. “De vez em quando a rua ainda sofre com alagamentos, mas somente quando vem um temporal com chuva muito forte. Mas a frequência desses alagamentos diminuiu bastante. Além disso, a poeira também diminuiu depois que a rua foi asfaltada”.

O jornal BEIRA-RIO entrou em contato com a Prefeitura de Resende, e até o momento ainda aguarda uma resposta sobre o problema do asfalto na Rua João Cabral Flexa.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.