No Dia de Hoje – 16 de junho

Inaugurado para a Copa de 1950, Maracanã passou por diversas reformas e sediou outros importantes eventos como a Copa de 2014 e a Rio 2016 (Foto: Arne Müseler/www.arne-mueseler.com)

No dia 16 de junho de 1950, foi inaugurado no Rio de Janeiro o Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, estádio de futebol localizado na Zona Norte da capital fluminense. Foi inaugurado inicialmente com o nome de Estádio Municipal, durante o mandato do então general de divisão e prefeito do Distrito Federal do Rio de Janeiro Ângelo Mendes de Moraes, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano. Quando da sua inauguração, a capacidade oficial de 155 mil lugares fez o Maracanã superar o Hampden Park, de Glasgow, e se tornar o maior estádio do mundo na época.

Desde então, o Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Campeonato Carioca, Copa Libertadores da América, da primeira Copa do Mundo de Clubes da Fifa e da Copa América de 2021, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira.

O estádio foi um dos locais de competição dos Jogos Pan-Americanos de 2007, recebendo o futebol, as cerimônias de abertura e de encerramento. Sediou futebol e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, que foram realizados na cidade do Rio de Janeiro. Foi também o palco das partidas finais da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014.

Ao longo do tempo, no entanto, o estádio passou a assumir caráter de espaço multiuso ao receber outros eventos como espetáculos e partidas de outros esportes, como o voleibol em uma oportunidade (em 1983, em partida do Brasil contra a União Soviética). Após diversas obras de modernização, a capacidade do estádio é de 78.838 espectadores, sendo o maior estádio do Brasil.

O estádio integra o Complexo Esportivo do Maracanã, também formado pelo estacionamento ao seu redor, o ginásio poli-esportivo, o parque aquático e a pista de atletismo. O Parque Aquático Júlio Delamare, o Estádio de Atletismo Célio de Barros e o Maracanãzinho, um ginásio poli-esportivo inaugurado em 1954 com capacidade para de 8 257 espectadores, foram uma das sedes dos Jogos Pan-americanos de 2007, abrigando as competições de Futebol, Pólo Aquático e Vôlei.

Em 2020, o complexo esportivo abrigou um hospital de campanha que o Governo do Estado do Rio de Janeiro construiu para abrigar pessoas acometidas pela Covid-19.

Desde abril de 2019, após apresentarem uma proposta de gestão em conjunto do estádio, Flamengo e Fluminense foram os escolhidos pelo Governo do Rio para administrar o Maracanã através da sociedade anônima “Fla-Flu S.A.”, aberta especialmente para administrar o Maracanã e todo o seu complexo. Ambos os clubes mandam seus jogos no estádio em torneios nacionais e internacionais.

No ano de 2021, por muito pouco não mudou de nome. Os deputados da Alerj chegaram a criar um projeto de lei para que o estádio passasse a se chamar Rei Pelé, mas o PL foi vetado.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.