No Dia de Hoje – 13 de junho

Santo Antônio é considerado o santo mais popular do Brasil (Foto: Arte de Stephan Kessler)

No dia 13 de junho é celebrado o Dia de Santo Antônio. Santo Antônio de Lisboa, também conhecido como Santo Antônio de Pádua, nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto de 1195. Foi um Doutor da Igreja que viveu na viragem dos séculos XII e XIII.

Primeiramente pertenceu à Ordem dos Cônegos Regulares da Santa Cruz, que seguiam a Regra de Santo Agostinho, no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, indo posteriormente para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde aprofundou os seus estudos religiosos através da leitura da Bíblia e da literatura patrística, científica e clássica. Tornou-se franciscano em 1220 e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França, retornando posteriormente à Itália, onde encerrou sua carreira.

No ano de 1221 fez parte do Capítulo Geral da Ordem em Assis, convocado pelo fundador, Francisco de Assis. Posteriormente, foi nomeado mestre de Teologia em Bolonha, tendo, a seguir, pregado contra os albigenses e valdenses em diversas cidades do norte da Itália e no sul da França. Em seguida foi para Pádua, onde morreu aos 36 anos, no dia 13 de junho de 1231.

Antônio é considerado padroeiro dos amputados, dos animais, dos estéreis, dos barqueiros, dos idosos, das grávidas, dos pescadores, agricultores, viajantes e marinheiros; dos cavalos e burros; dos pobres e dos oprimidos; é invocado para achar coisas perdidas, para conceber filhos, para evitar naufrágios e para conseguir casamento. A devoção popular colocou-o entre os santos mais amados do cristianismo, cercou-o de riquíssimo folclore e atribui-lhe até aos dias de hoje muitos milagres e graças.

A sua veneração foi levada de Portugal para o Brasil, onde se enraizou rapidamente e também dominou o coração do povo. Logo no início da colonização brasileira, foram erguidos conventos franciscanos — o mais antigo, em Olinda, em 1585, depois em 1608, o Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, em 1640 em Santos e, em 1642, em São Paulo.

Em 1981, um levantamento realizado pela Igreja Católica no Brasil apontou que apenas na região de Santa Catarina ao Espírito Santo, São Paulo incluído, havia 158 igrejas dedicadas à devoção antoniana. Segundo apurou o jornalista Edison Veiga em 2019, apenas na área sob circunscrição da arquidiocese de São Paulo constavam 16 paróquias de Santo Antônio. Em 1995, a instituição Associação do Senhor Jesus realizou uma inquérito para determinar qual o santo favorito dos brasileiros. Foram entrevistadas 4 mil pessoas e 20% escolheram Santo Antônio — o mais votado.

A Editora Abril realizou um levantamento em 2010, a partir de dados do Centro de Estatísticas Religiosas e investigações Sociais (CERIS) e de um grande fabricante de imagens sacras do Brasil e concluiu que, exceto Nossa Senhora, o santo também era o líder da predileção popular, com cerca de 550 igrejas em todo o país e uma venda anual de 2 mil imagens. Ele foi declarado padroeiro de várias cidades, dentre elas Volta Redonda, onde foi decretado feriado municipal nesta segunda-feira, dia 13.

A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio em Barbalha, no Ceará (Foto: Reprodução/Internet)

A data também é comemorado com vários festejos no Brasil. Sendo que uma delas acontece em Barbalha, no estado do Ceará, durando vários dias, com rituais, missas e procissões. Pela sua importância, a Festa de Santo Antônio de Barbalha foi inscrita no registro de bens do patrimônio imaterial mantida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Também pode ser citada como importante a festa em Campo Grande, a maior da cidade, da qual Antônio é padroeiro, subsidiada pela Prefeitura e contando com a participação de cerca de cem entidades beneficentes, atraindo cinquenta mil pessoas de toda a região que fazem suas devoções e ao mesmo tempo se divertem com shows, danças e jogos.

Em Salvador, na Bahia, o santo é reverenciado em praticamente todas as paróquias com a celebração da trezena, procissões e carreata, culminando com a missa festiva no dia 13 de junho, havendo duas igrejas com seu nome em que as festividades são bem mais elaboradas, quais sejam, Santo Antônio Além do Carmo, no centro histórico de Salvador, e em Santo Antônio da Barra, sem esquecer a tradicional distribuição do pão bento.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.