No Dia de Hoje – 29 de maio

Face Norte do Everest vista do caminho para o Campo Base Sul (Foto: Luca Galuzzi)

No dia 29 de maio de 1953, Tenzing Norgay, um sherpa nepalês, e Edmund Hillary, natural da Nova Zelândia, foram as primeiras pessoas no mundo a atingir o cume do Monte Everest, localizado entre o Nepal, onde é conhecido como Sagarmāthā, e o Tibete, onde é conhecido como Chomolungma, e Zhūmùlǎngmǎ Fēng em chinês. É a montanha de maior altitude da Terra. Seu pico está a 8.848,86 metros acima do nível do mar, na subcordilheira Mahalangur Himal dos Himalaias.

A fronteira internacional entre o distrito nepalês do Solukhumbu e o distrito de Tingri da Região Autônoma do Tibete, na República Popular da China, passa no cume. O maciço do Everest inclui, entre outros os picos do Lhotse (8 516 m), Nuptse (7 855 m) e Changtse (7 580 m).

O nome em inglês foi atribuído em 1865 pela Royal Geographical Society sob recomendação de Andrew Waugh, diretor do Survey of India, o organismo central de cartografia e topografia da Índia britânica. Não tendo conseguido saber os nomes locais da montanha, Waugh batizou-a com o nome do seu antecessor no Survey of India, George Everest.

O Everest atrai muitos alpinistas, alguns deles experientes. Existem duas rotas principais de escalada: uma que se aproxima ao cume pela face sudeste, no Nepal (conhecida como a rota padrão) e outra pela face norte, no Tibete. Apesar da rota padrão não colocar desafios substanciais na técnica de escalada, o Everest apresenta perigos, tais como mal da montanha, condições climáticas, vento, bem como os perigos objetivos importantes, como avalanches. Em 2016, havia bem mais de 200 cadáveres na montanha, sendo que alguns deles chegam a servir como pontos de referência.

Os primeiros esforços registrados para alcançar o topo do Everest foram feitos por montanhistas britânicos. Como na época o Nepal não permitia que estrangeiros fossem ao país, os britânicos fizeram várias tentativas na rota pelo lado norte, no território tibetano. Após a primeira expedição de reconhecimento pelos britânicos em 1921 chegar a 7.000 m pela encosta norte, uma expedição de 1922 chegou até 8.320 m, marcando a primeira vez que um humano esteve acima de 8 000 metros de altitude. Uma tragédia atingiu a equipe na descida, quando sete alpinistas morreram numa avalanche.

A expedição de 1924 resultou no maior mistério no Everest: George Mallory e Andrew Irvine fizeram uma tentativa de chegar ao cume em 8 de junho, mas nunca mais voltaram, o que provocou debate sobre se eles foram os primeiros a chegar ao topo. Eles haviam sido localizados no alto da montanha naquele dia, mas desapareceram nas nuvens e nunca mais foram vistos, até que o corpo de Mallory foi encontrado em 1999 a 8.155 metros de altitude na face norte da montanha.

Norgay e Hillary protagonizaram a primeira chegada ao topo do Everest (Foto: WikiCommons)

Depois do acesso ter sido fechado durante a Segunda Guerra Mundial, o Nepal, em 1949, abriu suas portas. Foram feitas então várias novas expedições exploratórias. Em 1953, Norgay e Hillary fizeram a primeira subida oficial do Everest usando a rota sudeste. Tenzing havia atingido 8.595 m no ano anterior como membro da expedição suíça de 1952. Eles faziam parte de uma expedição britânica e realizaram uma última investida em direção ao pico após passar a noite numa altitude de 8.200 metros.

Em 28 de maio, os dois puseram-se a caminho, acampando numa altitude de 8.500 metros. Após uma noite gelada, a dupla perseverou e alcançou o Pico Sul às 9h. Chegaram ainda a alcançar uma rocha íngreme de 12 metros uma hora mais tarde. Insinuando-se numa fenda da rocha, Hillary moveu-se lentamente e cunhou o que ficou posteriormente conhecido como “O Passo de Hillary”. Joga uma corda a Norgay, que também sobe ao teto do mundo.

A notícia do sucesso correu do acampamento da expedição ao posto de rádio em Namche Bazar. Daí, rumou codificada para Londres, onde a rainha Elizabeth II tomaria conhecimento da proeza em 1º de junho. Hillary conquistou o título de cavaleiro. Norgay, que não era cidadão da Commonwealth, recebeu apenas uma medalha do Império Britânico. No dia 2 de junho, a notícia da conquista rapidamente se espalhou pelo mundo.

Fontes: Wikipédia e Opera Mundi

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.