No Dia de Hoje – 15 de março

No dia 15 de março é celebrado o Dia do Consumidor em diversos países do mundo. O Dia Internacional dos Direitos do Consumidor foi criado em homenagem a um discurso feito pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, em 15 de março de 1962. Na oportunidade, Kennedy enviou uma mensagem ao Congresso Americano, reforçando a importância dos direitos dos consumidores e provocando debates em todo o mundo. Foram, então, estabelecidos quatro princípios fundamentais de garantia aos consumidores: escolha, informação, segurança e ser ouvido.

Em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) relembrou o discurso de Kennedy ao aprovar diretrizes para construir novas leis em benefício das relações de consumo. Quando a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou os Direitos do Consumidor como Diretrizes das Nações Unidas, eles ganharam ainda mais legitimidade e reconhecimento. Poucos anos depois, no Brasil, a data foi acompanhada pela instituição do Código de Defesa do Consumidor, Lei nº 8.078, de 11 de março de 1991, sancionada pelo então presidente Fernando Collor de Mello.

O Dia do Consumidor nada mais é do que uma data que destaca a importância dos Direitos do consumidor, como informação, segurança, liberdade de escolha e atendimento. Celebrado em todo o mundo no mês de março, ele se transformou em um marco na defesa dos direitos dos consumidores. Promovido por varejistas de diversos países, a data simboliza a garantia desses direitos. Como forma de homenagear os clientes neste momento, o comércio aproveita a oportunidade para oferecer descontos, ofertas, promoções e condições especiais de compra.

No Brasil, o Dia do Consumidor ajuda a movimentar a economia do país em um dos meses mais fracos do ano para os varejistas. Fato é que depois das comemorações de Natal e Ano Novo, o comércio começa a sentir uma baixa nas vendas a partir do mês de janeiro. Pensando em turbinar as vendas durante o primeiro trimestre do ano, o comércio encontrou a oportunidade que precisava com o Dia do Consumidor caindo bem no mês de março.

Mas apenas um dia não é o suficiente para satisfazer os clientes que buscam pelas melhores ofertas de viagens, produtos e muito mais. Por esse motivo, o Dia do Consumidor vem se transformando na Semana do Consumidor ou, ainda, em um mês inteiro de promoções, no caso do Mês do Consumidor. Como essa é uma data com potencial para aumentar as vendas nessa época, ela deixou de se limitar a apenas um dia. Assim como acontece com a Black Friday, em novembro, o que era um dia se estendeu para uma semana ou até mesmo um mês inteiro de ofertas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box e Social Miners sobre intenção de compra no Dia do Consumidor, no ano de 2020, algumas das categorias de produtos mais desejadas nessa data são: Eletrônicos e Informática (43,2%), Eletrodomésticos e Eletroportáteis (38,2%), Moda e Acessórios (36,1%) e Viagem e Lazer (12,2%).

Foto:Reprodução/Internet

Fonte: ALL Accor

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.