No dia de hoje – 9 de fevereiro

É dia do Frevo!! Uma das expressões culturais e artísticas mais incríveis do país, o Frevo, um gênero efervescente, presente em músicas e passos de dança, nasceu no século 19, no Recife.

No calendário, o frevo possui mais de uma celebração:9 de fevereiro e 14 de setembro. De tão bom é lembrado em duas datas no ano. O dia 9 foi escolhido pelo IPHAN porque nesta mesma data, em 1907, O Jornal Pequeno do Recife fez o primeiro registro documentado da palavra que dá nome ao gênero.

O ritmo pernambucano, no entanto, também é comemorado dia 14 de setembro, data escolhida em homenagem ao nascimento do jornalista Osvaldo Almeida, responsável por formalizar o batismo do Frevo na mídia.

Batizada de “Frevo” em referência à rapidez no movimento dos pés e corpo do passista, como se o chão estivesse “fervendo”, a dança envolve todos que a conhecem com as suas melodias – originalmente sem letras. Dividido em três: frevo-canção; frevo-de-rua e frevo-de-bloco, o ritmo foi considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2012. A manifestação cultural é também responsável por caracterizar o Carnaval de Pernambuco.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.