Montadora de Itatiaia e Firjan fazem parceria por Centro de Inovação

Grupo da JLR visitou os laboratórios do IST Automação, no Rio de Janeiro (Foto: Vinicius Magalhães)

Já se encontra em funcionamento na sede da Jaguar Land Rover (JLR), em Itatiaia, o Centro de Inovação, mantido pela empresa, em parceria com a Firjan. O espaço colaborativo com o Instituto Senai de Tecnologia (IST) tem por objetivo a pesquisa e o desenvolvimento em projetos de inovação, e começou as atividades no mês passado.

Os especialistas atuarão na busca de ideias e soluções nas áreas de Materiais, Meio Ambiente e Tecnologias Digitais, entre outros desafios para a empresa automotiva. Nesta semana, uma comitiva da montadora, que tem fábrica sediada em Itatiaia, no Sul Fluminense, visitou a estrutura dos laboratórios.

– Conto muito com a ação que faremos com a Firjan para mostrar ao mundo que temos inovação, desenvolvimento e solução de problemas que serão realizados no Brasil e levados para o mundo. Estou muito impressionado com o que vi e com o que discutimos. Queremos focar mais em inovação aberta para acelerar o desenvolvimento e trazer as startups para dentro da empresa – afirmou Igor Murakami, diretor de Novos Serviços, Software e Inovação Aberta da JLR.

O grupo visitou os laboratórios de Automação, Produto e Realidade Aumentada do IST Automação Industrial, onde estão sendo desenvolvidos os primeiros projetos dessa parceria, que foi firmada em março. A partir de problemas apresentados pela JLR, as equipes das duas empresas já desenvolveram soluções, ainda em forma de protótipo.

No Lab de Automação foi criado um software para seleção, identificação e contagem de parafusos. E no Lab de Realidade Aumentada, foi possível experimentar um simulador, com óculos de realidade virtual, para ser usado na hora da escolha e compra de um veículo.

Diretor executivo da Firjan, Alexandre dos Reis destacou que a parceria com a Jaguar Land Rover é estratégica. “Primeiro porque é uma grande empresa e é a primeira vez que eles fazem um acordo de inovação aberta fora da Inglaterra. Segundo que essa fábrica, ficando cada vez mais atuante e moderna, é melhor para os negócios no estado do Rio. E outra questão é a internacionalização dos nossos Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento”, destacou.

Reis lembrou que os institutos são certificados pelo Fraunhofer, o maior certificador alemão, e seus doutores e mestres têm artigos e papers publicados em revistas técnicas internacionais. “Além desse novo ambiente com a JLR, temos outros clientes globais como a Ternium, a Engie e a Petrobras. Efetivamente desenvolvemos o ecossistema da inovação aberta e trazemos startups para os nossos institutos”.

Para Carla Giordano, gerente de Pesquisa e Serviços de Tecnologia da Firjan, essa parceria é inovadora.

– Nos últimos anos, temos investido de forma permanente em capacidade tecnológica para inovar. Os Institutos Senai de Tecnologia e de Inovação da Firjan são ativos da indústria e têm contribuído com seu desenvolvimento tecnológico. Acreditamos que a parceria com a Jaguar Land Rover é inovadora porque inaugura um formato novo para o desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada. Um ambiente baseado no conceito da combustão criativa, ou seja, com convívio intenso entre os técnicos das duas empresas para a execução das soluções – ressaltou.

Além da Firjan, a JLR também firmou parceria com o Cubo Itaú, que vai ajudar a garantir o acesso da empresa ao ecossistema de startups da América Latina.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.