No Dia de Hoje – 28 de abril

Ator e diretor de teatro foi um dos pioneiros da dramaturgia no país na introdução de métodos teatrais (Foto: Divulgação/TV Cultura)

No dia 28 de abril de 2015, morria em São Paulo o ator, apresentador e diretor Antônio Abujamra. Ele foi um dos primeiros a introduzir os métodos teatrais de Bertolt Brecht e Roger Planchon em palcos brasileiros. Era conhecido por sua irreverência, suas encenações e por seu humor ácido e crítico em relação aos tabus sociais.

Antônio Abujamra estudou filosofia e jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), onde iniciou sua carreira como ator, na segunda metade dos anos 1950, na peça Assim é se lhe parece, de Pirandello, no Teatro Universitário de Porto Alegre. A estreia profissional foi em 1961, ano em que dirigiu “Raízes”, de Arnold Wesker, com Cacilda Becker. No mesmo ano, dirigiu a peça “José de Parto à Sepultura”, de Augusto Boal, no Teatro Oficina.

Em 1963, juntamente com Antonio Ghigonetto e Emilio Di Biasi, cria o Grupo Decisão, afim de colocar em prática suas experiências do teatro épico. Como diretor, foi um dos principais da antiga TV Tupi e, como ator, teve atuação destacada.

No início da década de 1980, engaja-se na recuperação do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), com destaque para as obras “Os Órfãos de Jânio”, de Millôr Fernandes, e “Hamletto”, de Giovanni Testori, sendo esta última dirigida por ele no TBC e em Nova York, para o Theatre for the New City. Na mesma década, fez duas telenovelas, ganhando destaque por seu personagem Ravengar, em “Que Rei Sou Eu?”, transmitida pela Rede Globo em 1989.

Em 1991 ele recebeu o Prêmio Molière pela direção de Um Certo Hamlet, espetáculo da companhia Os Fodidos Privilegiados, fundada por ele mesmo para ocupar o Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro. Nesta companhia, Abujamra dirigiu diversas peças durante a década de 1990. Em 1998, esteve em Monte Carlo, principado de Mônaco, ao lado de celebridades como Claudia Cardinale, Annie Girardot e Yehudi Menuhin, no júri do Festival Mundial de Televisão, como único latino-americano convidado.

Comandou o programa Provocações, da TV Cultura, no ar desde 6 de agosto de 2000, onde adotou um estilo audacioso de fazer entrevistas. O programa era exibido às terças-feiras à noite, com reapresentação na madrugada de quarta para quinta-feira. O último programa foi exibido no dia 21 de abril de 2015, tendo o humorista Eduardo Sterblitch como convidado.

No programa Provocações ganhou notoriedade a pergunta final: “O que é vida?”. Quando insatisfeito com a resposta do convidado, Abujamra perguntava mais uma vez. E, até hoje é comum viralizarem na internet as declamações de poemas feitas por Abu para o encerramento dos programas.

Pai do também ator e músico André Abujamra, e tio do cineasta Samir Abujamra e das atrizes Clarisse Abujamra, Marcia Abujamra e Iara Jamra, morreu aos 82 anos, em consequência de um infarto, ocorrido enquanto ele dormia. O corpo foi velado no Teatro Sérgio Cardoso e cremado no dia seguinte, 29 de abril, no Crematório da Vila Alpina, na zona leste de São Paulo. Suas cinzas e de sua esposa estão enterradas na Necrópole São Paulo, localizada na rua Cardeal Arcoverde.

Curiosamente, no programa de entrevistas que apresentava, ao perguntar ao entrevistado como gostaria de morrer e ouvir a resposta “em casa, dormindo”, o apresentador costumava debochar do convidado.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.