No Dia de Hoje – 8 de abril

Daniel Dias é considerado o maior nome da natação paralímpica do Brasil

No dia 8 de abril é celebrado o Dia da Natação no Brasil. Esta data foi criada para ajudar a promover um dos esportes considerados mais completos para o desenvolvimento físico humano, além ter muitos efeitos benéficos na saúde humana. A natação trabalha quase todos os músculos do corpo, e pode desenvolver no praticante a sua força em termos gerais, aptidão cardiovascular e resistência respiratória. É uma atividade que pode ser continuada durante toda a vida, desde os primeiros meses de vida até a velhice.

A natação é uma das modalidades esportivas mais praticadas no Brasil, ficando em quarto lugar, atrás apenas do futebol, vôlei e tênis de mesa. E sua prática é quase tão antiga quanto o próprio homem, que aprendeu a se sustentar na água por mero instinto de sobrevivência. Mas, embora os índios já nadassem nas águas brasileiras, como esporte oficial a natação só foi introduzida no Brasil no ano de 1897. No ano seguinte se realizou o primeiro Campeonato Brasileiro de Natação.

A natação desportiva, que é a prática da natação de competição em piscina, envolve os quatro estilos básicos: crawl, peito, costas e borboleta. Insere-se nos desportos aquáticos e faz parte dos Jogos Olímpicos modernos desde o seu início em 1896. A modalidade é representada pela Federação Internacional de Natação (Fina), junto com a natação sincronizada, pólo aquático, saltos ornamentais, maratona aquática e mergulho aquático.

Em 1898, foi promovido o primeiro campeonato brasileiro de 1.500 m em estilo livre, onde Abrão Saliture foi o campeão. Em 1913, o campeonato brasileiro passou a ser promovido pela Federação Brasileira das Sociedades do Remo, em Botafogo. Além dos 1.500 m estilo livre, também foram disputadas as provas de 100 m para iniciados, 600 m para seniores e 200 m para juniores. Em 1914, o desporto e a competições no Brasil começaram a ser controladas pela Confederação Brasileira de Desportos.

Natação é a quarta modalidade esportiva mais praticada no Brasil

A natação é um dos esportes mais tradicionais dos Jogos Olímpicos, disputado em todas as edições. A partir dos Jogos de 1912 foi aberto para as mulheres. Depois do atletismo, a natação é o esporte que distribui o maior número de medalhas.

O Brasil tem se destacado nos últimos jogos, tanto nos olímpicos quanto paralímpicos, nessa modalidade. Dentre os nomes olímpicos estão os de Gustavo Borges, Fernando Scherer (Xuxa) e César Cielo, que marcaram seus nomes na história com medalhas. Já nas paralimpíadas, o grande destaque é Daniel Dias, que colecionou 27 medalhas nas últimas quatro edições. Na maratona aquática, o principal nome é o da medalhista Ana Marcela Cunha, que faturou o ouro em Tóquio, no ano passado.

Na região, os destaques são o ex-nadador de Volta Redonda Thiago Pereira, que teve seu melhor desempenho nos Jogos Panamericanos, e o resendense Matheus Gonche, que disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano passado, e conseguiu recentemente os índices para o Mundial deste ano, em Budapeste.

Fotos: Reprodução/Getty Images e Fernando Frazão/Agência Brasil

Fontes: Calendarr e Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.