
No dia 16 de agosto de 1977 morreu o cantor e ator Elvis Presley, conhecido como o “Rei do Rock”. Ele foi encontrado morto no banheiro de sua suíte, na mansão Graceland, na cidade de Memphis, no Tennessee (Estados Unidos) por sua namorada na época, Ginger Alden. Levado ao hospital “Memorial Batista”, sua morte é confirmada, tendo como causa um colapso fulminante associado a disfunção cardíaca, em decorrência do abuso de drogas prescritas que comprometeram gravemente sua saúde. A comoção foi tanta que os fãs se aglomeraram em maior número em frente a mansão. Elvis foi enterrado no dia 18, na cripta do Cemitério de Forest Hill, em Memphis, tendo seu corpo levado para um túmulo novo, dentro dos limites da residência de Graceland.
Presley nasceu em Tupelo, Mississippi, nos Estados Unidos, e mudou-se com sua família para o Memphis, no Tennessee, quando tinha 13 anos de idade. Sua carreira musical começou em 1954, gravando na Sun Records com o produtor Sam Phillips, que queria levar o som da música afro-americana para um público mais amplo. Na música, foi um pioneiro do rockabilly, uma fusão de música country e rhythm and blues. O primeiro single com a gravadora RCA, “Heartbreak Hotel”, foi lançado em janeiro de 1956 e se tornou um sucesso número um nos Estados Unidos. Em novembro de 1956, Presley fez sua estreia no cinema em “Love Me Tender”.
Com aparições na TV e sucessos no topo das paradas, ele se tornou a principal figura do novo som popular, o rock and roll. Suas interpretações das canções e seu estilo de performance sexualmente provocante, combinados com uma mistura de influências além da barreira da cor durante uma era transformadora nas relações raciais, fizeram-no popular e controverso.
No ano de 2016, sua ex-companheira entre 1972 e 1976, Linda Thompson, lançou uma autobiografia, na qual relatou que Presley utilizava medicamentos prescritos, entre eles pílulas para dormir. Por volta dos 40 anos, se tornou um homem obeso que pesava quase 160 quilogramas e estava gravemente doente, com problemas pulmonares, cardiovasculares e até intestinais, e que o uso de drogas começou a fazer efeito nele já em 1973, logo após se divorciar de sua primeira esposa, Priscilla.
Fotos: Reprodução/Hoje em Dia e MGM
Fontes: Wikipedia e Rolling Stone


