Viabilização de Arco Viário Sul Fluminense é tema de reunião entre Estado e Cluster

“Foi uma reunião muito produtiva”, disse Noel (no centro) sobre reunião que tratou sobre Arco Viário Sul Fluminense (Fotos: Divulgação)

A viabilização das obras do Arco Viário Sul Fluminense foi o principal tema da primeira reunião do grupo de trabalho criado pelo governo estadual para tratar da retomada dos investimentos no setor automotivo do Estado do Rio de Janeiro, realizada na quinta-feira, dia 10. O grupo foi criado após encontro intermediado pelo deputado estadual Noel de Carvalho (PSDB), em janeiro, entre o governador Cláudio Castro e membros do Cluster Automotivo do Sul Fluminense.

A reunião teve a participação do deputado, de representantes da Secretaria de estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, e do Cluster Automotivo. “Foi uma reunião de trabalho muito produtiva. O secretário Vinicius Farah colocou toda a estrutura da secretaria à disposição para ouvir e tentar viabilizar as demandas das indústrias automotivas”, afirmou Noel de Carvalho.

Segundo ele, uma nova reunião será agendada com representantes do Cluster, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para debater a agilização do licenciamento das obras do Arco Viário.

O presidente do Cluster Automotivo, Itamar de Souza, explicou que as obras previstas no Arco Viário são extremamente importantes para acabar com a dependência das indústrias pela Via Dutra como principal estrada de ligação da região. “Hoje temos total dependência da Dutra, o que dificulta a ligação entre as empresas. Precisamos de vias alternativas. Quando ocorrem acidentes na Dutra as entregas de peças pelos fornecedores ficam comprometidas, assim como o acesso dos trabalhadores às empresas”, afirmou Itamar.

Para o secretário Vinicius Farah, a criação do grupo de trabalho foi feita em um momento oportuno para viabilizar as demandas do setor automotivo. “O Estado do Rio vive um momento único, com a união do Executivo e do Legislativo para buscar o desenvolvimento econômico e social”, afirmou Farah.

Além do secretário, participaram da reunião a subsecretária de Indústria, Comércio, Serviços e Ambiente de Negócios, Marina Esteves; e o subsecretário de Relações Institucionais, Joannes Bosco Silveira. Pelo Cluster Automotivo, além do presidente Itamar de Souza, participaram Fernando Florido e Jonathas Goulart.

ARCO VIÁRIO PREVÊ NOVAS VIAS E PONTES
O principal objetivo do Arco Viário Sul Fluminense é oferecer vias alternativas à rodovia Presidente Dutra para circulação de veículos leves e pesados entre os polos industriais de Itatiaia, Resende e Porto Real. O projeto prevê a construção de novas pontes e vias de ligação entre os polos industriais, além de melhorias em ruas e estradas já existentes.

Uma das principais obras é a construção da ponte que ligará os polos de Resende e Porto Real (onde ficam as fábricas da Nissan, da Volkswagen Caminhões e Ônibus e da Stellantis). Além da ponte, o projeto prevê ainda a construção de uma via de contorno para a Nissan e melhorias, ampliação e duplicação do trecho de interligação com a Avenida Renato Monteiro. Também estão previstos o recapeamento e a duplicação de 11 km da estrada de acesso às fábricas da VWCO e das Stellantis., com construção de uma ciclovia paralela.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.