Em reunião da Firjan, governo anuncia investimento em obras do Cluster Automotivo

Além de investimento no Sul Fluminense, reunião da Firjan e do governo estadual discutiu outros assuntos como programas sociais e reivindicação por mais segurança no Arco Metropolitano

A primeira reunião do Conselho de Representantes da Firjan e do Conselho de Administração CIRJ nesta terça-feira, dia 1º, veio com uma notícia esperado pelos representantes do Cluster Automotivo do Sul Fluminense. Também presente no evento, o governador do Rio, Cláudio Castro, e parte de seu secretariado, anunciaram que será lançado em breve o programa de recuperação dos Distritos Industriais fluminenses.

Serão investidos na ordem de R$ 120 milhões em obras de infraestrutura, incluindo pavimentação, acesso rodoviário e saneamento em diversos distritos industriais do estado, entre elas a obra que será realizada nos acessos ao Cluster Automotivo, que integra indústrias automotivas na região, em Porto Real e Resende.

Na reunião empresarial, o diretor executivo CIRJ e presidente do Conselho Empresarial de Infraestrutura da Firjan, Mauro Viegas, ressaltou alguns pleitos do setor industrial que constam do documento “Rio Canteiros de Obras”, elaborado em 2021. Conforme Viegas, a atuação do governo do estado é fundamental para dar andamento nas obras estruturantes de infraestrutura como a adequação dos distritos industriais, a implantação do anel viário de Campos Elísios e da Transbaixada, além de obras já contempladas pelo Pacto RJ, como o acesso às indústrias do Cluster Automotivo, no Sul fluminense; e a retomada da obra da Ponte de Integração, no Norte fluminense.

Além de explicar o programa para os Distritos Industriais, o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, confirmou que o estado aproveitou quase que 100% das 22 sugestões apresentadas pelo estudo “Rio Canteiro de Obras”. Max lemos acrescentou que já iniciaram as intervenções na Teresópolis-Friburgo, assim como a licitação para a retomada das obras da Ponte da Integração.

Segundo Lemos, os investimentos no estado são para atender tanto o setor produtivo industrial quanto os setores do turismo e de serviços, citando uma nova ponte sobre o rio Paraíba do Sul, em Resende, e uma estrada entre os distritos de Secretário e Cebolas, no Centro Sul fluminense.

Além do anúncio das obras para os distritos industriais, também foram apresentados pelo governo o programa “Cidade Integrada”, recém implantado nas comunidades do Jacarezinho e da Muzema, com a proposta de transformação social nas duas localidades, assim como houve solicitação do Vice-presidente da Firjan, Carlos Erane de Aguiar de apoio do governo do estado junto ao governo federal para a agilizar o processo de concessão do Arco Metropolitano, principal artéria de ligação entre o Sul e o Norte da BR 101, mais que ainda sofre com a falta de segurança local.

O anúncio do investimento acontece duas semanas após o encontro entre o Cluster Automotivo e o Governo do Estado. Na ocasião, o governador se comprometeu a instituir um grupo de trabalho formado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais; Casa Civil; Fazenda; e Meio Ambiente e Sustentabilidade, sendo o mesmo anunciado na última semana de janeiro. Um dos integrantes desse grupo é o deputado estadual Noel de Carvalho (PSDB).

Fotos: Divulgação/Gov RJ e Assessoria de Imprensa da Firjan

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.