Pesquisa aponta dificuldades para compra de matéria-prima por indústrias do RJ

Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), através da Sondagem Especial de Fornecimento de Insumos e Matérias-primas, aponta que seis entre cada dez indústrias fluminenses enfrentam dificuldade para compra de insumo ou matéria-prima nacional durante a pandemia do novo coronavírus. Entre os principais entraves, os empresários destacam a falta de estoque pelo fornecedor e os preços muito elevados por conta da oferta/demanda e da taxa de câmbio.

Essa realidade enfrentada pelas empresas tem feito quase 54% delas utilizarem regularmente insumos importados, sendo que 57% delas também enfrenta dificuldades para conseguir insumos ou matérias-primas importados, ainda que pagando mais caro. Isso em grande parte é devido à falta de estoque do fornecedor.

Essa dificuldade de acesso aos insumos e matérias-primas está impactando de forma negativa no atendimento à demanda dos clientes. Dentre as razões para não conseguirem atender seus clientes, 40% das empresas relatam que não podem aumentar a sua produção. Seis a cada 10 indústrias revelaram ter falta de insumos e matéria-prima como principal entrave à atividade.

Perguntados sobre quando acreditam que a situação se normalizará, para metade dos empresários a oferta de insumos nacionais se normalizará já no primeiro trimestre de 2021. Já a expectativa de normalização da oferta de insumos importados é mais lenta que a nacional, e os gestores acreditam que o acesso voltará a normalizar ao longo do próximo ano.

A pesquisa foi feita de 1 a 18 de outubro com 315 empresas. A Sondagem Industrial é um levantamento de opinião empresarial, que tem como objetivo identificar as situações passadas e expectativas futuras da indústria. Ela é realizada mensalmente desde setembro de 2010 pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) em parceria com Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os indicadores variam no intervalo de 0 a 100, valores acima de 50 pontos indicam aumento/otimismo. Para a análise foi usada uma margem de erro de um ponto.

Foto: Arquivo

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.