No Dia de Hoje – 25 de outubro

No dia 25 de outubro é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Macarrão. A data também é lembrada em outros países, entre eles EUA, México, Turquia, Itália e Alemanha. A data foi escolhida por ser o dia da realização do 1º Congresso Mundial de Pasta, em Roma, em 1995. Já em 2014, o governo federal do Brasil sancionou uma lei que define oficialmente o dia 25 de outubro como o dia nacional do macarrão.

A origem do macarrão é incerta, mas o que se pode afirmar é que vem da antiguidade. As primeiras referências sobre uma pasta cozida à base de cereais e água remete aos povos da Assíria e da Babilônia, em 2.500 a.C.

Na versão mais difundida, o macarrão teria chegado ao ocidente pelas mãos de Marco Polo, mercador veneziano que visitou a China no século 13 e trouxe a receita de lá. Porém, na Itália (é claro), já no ano de 1279, 16 anos antes do retorno de Marco Polo, os registros históricos apontam uma cesta de massas no inventário de bens de um soldado genovês, chamado Ponzio Bastione. A palavra “macaronis”, usada para descrever a iguaria, seria derivada do verbo maccari, de um antigo dialeto da Sicília, que significa achatar.

Para os historiadores, a versão mais aceita diz que os árabes levaram a massa à Sicilia no século 9, quando conquistaram a ilha, considerada a maior da Itália. Como resultado do extenso comércio no Mediterrâneo, na Idade Média, a Sicília tornou-se o centro mais importante do comércio e da exportação de macarrão.

Os navegadores genoveses transportavam o produto para importantes portos de comércio, como Nápoles, Roma, Piombino e Viareggio, e deste lugares se espalharam pelo mundo, sendo os italianos os maiores difusores e consumidores do alimento por todo o planeta: inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos.

O macarrão geralmente tem o formato de tubos curtos, em que se incluem os penne e os cotovelos. No entanto, em algumas regiões do Brasil, o termo “macarrão” é usado para se referir a qualquer tipo de massa alimentícia, desde o espaguete às letras e outras formas usadas em vários cozidos e sopas.

Foto: Reprodução/Internet

Fontes: Wikipédia e Casa da Vovó

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.