No Dia de Hoje – 13 de janeiro

Renato e os colegas nos tempos de “Os Trapalhões” (Foto: Sergio Sbragia/Revista Veja)

No dia 13 de janeiro de 1935 nascia em Sobral, no Ceará, o humorista Renato Aragão. Conhecido pelo nome de Didi Mocó, personagem mais famoso de sua carreira, é filho do escritor sobralense Paulo Ximenes Aragão e da professora Dinorá Lins. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Ceará, e oficial do Exército (segundo-tenente de infantaria), formado pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), descobriu seu talento para atuar no mundo das artes aos 24 anos.

Na ocasião, inscreveu-se num concurso da TV Ceará para trabalhar como “realizador” – uma espécie de diretor, redator e produtor de programas. E venceu, demonstrando seu talento e em pouco tempo já trabalhava como ator. O primeiro programa de televisão de que participou foi “Vídeo Alegre”. Em 1964, Renato mudou-se para o Rio de Janeiro a fim de estudar direção de programas e logo foi contratado pela TV Tupi de São Paulo para trabalhar no humorístico “A, E, I, O…URCA”. A mudança para a TV Excelsior em 1966, lhe proporcionou a oportunidade de criar um humorístico próprio; nascia então Os Adoráveis Trapalhões, em que contracenava com Wanderley Cardoso, Ivon Curi e Ted Boy Marino.

Renato ao lado da atual companheira Lilian (Foto: Divulgação)

Apesar de ter participado de muitos outros programas humorísticos, Aragão nunca se esqueceria da fórmula utilizada em Adoráveis Trapalhões, e finalmente conseguiria consagrá-la em 1974, ao estrear Os Trapalhões, já regresso à TV Tupi, ao lado de Dedé (Manfried Santana), Mussum (Antônio Carlos Gomes, ex-integrante do grupo “Os Originais do Samba”) e Zacarias (Mauro Faccio). Posteriormente, o programa passou a ser exibido na Tv Globo, onde alcançou fama nacional nos anos 80 e início dos anos 90, interpretando seu personagem Didi ao lado de seus três companheiros Dedé, Mussum e Zacarias e um grande elenco coadjuvante. Houve também uma grande sequência de filmes do quarteto liderado por Renato Aragão.

Ele contracenou ao lado dos colegas em filmes como “Os Vagabundos Trapalhões” e “O Cangaceiro Trapalhão”, premiados no Festival Internacional de Cinema para a Infância e Juventude (Portugal), em 1984; e “Os Trapalhões e a Árvore da Juventude”, premiado no III Festival de Cine Infantil de Ciudad Guayana (Venezuela), em 1993.

Aragão também apresentou por vários anos o “Criança Esperança”, uma maratona televisiva da Globo, criada em 1986, através de um show tradicional e anual ao vivo para todo o Brasil e para o mundo inteiro, com todo o elenco da emissora e artistas diversificados. Atualmente, segue sem trabalho na TV, já que foi desligado da emissora no ano de 2020. É pai da atriz Livian Aragão, filha de seu segundo casamento com a fotógrafa Lílian Taranto.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.