Chuva na região: Defesa Civil orienta população de Itatiaia atingida

Com a forte chuva, seguem os alertas com cabeças d’água no município (Foto: Arquivo)

Nesta terça-feira, dia 11, um grupo formado pelo prefeito interino de Itatiaia, Thiago Rodrigues Moreira (DEM), representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Defesa Civil realizaram vistorias a alguns imóveis que sofreram estragos causados pela forte chuva que atinge a região. Nessas visitas, o Inea a Defesa Civil orientaram os moradores e proprietários dos imóveis sobre as melhores práticas para a recuperação dos imóveis e prevenção a novos acidentes.

Segundo a prefeitura, apesar dos problemas registrados, até o momento não há registro de famílias desalojadas ou desabrigadas. No entanto, há ocorrências de quedas de árvores e dois deslizamentos em vias, mas sem vítimas e já solucionados. O alto índice pluviométrico vem preocupando, já que choveu aproximadamente 90 mm em 24 horas. Houve ainda uma enchente no rio Santo Antônio, mas não houve transbordamento ou inundações.
O coordenador de Defesa Civil de Itatiaia, Valdair Nascimento, orienta a população que a qualquer sinal de perigo as pessoas mantenham a calma e busquem ajuda da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros. Outra dica fundamental é que em caso de chuvas fortes, acompanhada de raios, os moradores desliguem imediatamente os aparelhos eletrônicos das tomadas para evitar curtos-circuitos.
O coordenador frisa ainda que é importante que todos fiquem atentos ao nível da água e não se arrisquem a atravessar a pé ou com carro em ruas ou em áreas de inundação ou alagadas. Também é importante evitar as cachoeiras, pois a instabilidade do tempo favorece o risco de cabeça d’água.
O monitoramento das ocorrências relacionadas a chuvas no município tem sido constante, entretanto, em caso de emergências a população poderá acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 3352-6752.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.