Ponte de acesso a localidade de Floriano segue parcialmente interditada pra veículos

Passagem por ponte segue com interdição parcial e ainda não há previsão de reparos no local

Segue parcialmente interditada para o tráfego de veículos a ponte de acesso à Vila dos Remédios, no distrito de Floriano, em Barra Mansa. Segundo informações da Prefeitura, o procedimento foi adotado desde o dia 18 de dezembro do ano passado, devido a danos causados pela forte chuva que atingiu o município durante todo o dia anterior (17 de dezembro).

Ainda de acordo com a nota da prefeitura, equipes da Defesa Civil realizam diariamente a vistoria da estrutura, assim como há presença de um guarda municipal no local para auxiliar os moradores e acionar os órgãos competentes, caso haja alguma alteração nas condições da ponte. A interdição aconteceu após a visita do prefeito Rodrigo Drable e demais autoridades municipais e estaduais ao local.

Na ocasião, eles analisaram os reparos necessários aos danos causados pela chuva intensa que atingiu Barra Mansa durante toda a sexta-feira. Segundo o Executivo, o volume de água comprometeu a estrutura da ponte de acesso à localidade. Com isso, apenas pedestres e veículos leves podem transitar sobre a estrutura. No mesmo dia, Drable chegou a anunciar que o poder público tentaria conseguir uma ponte móvel com o Exército, que será montada paralelamente a estrutura afetada até o reparo dos danos causados pela chuva. A Defesa Civil informou, na ocasião, que 50% de um dos pilares da estrutura foi levado pela enxurrada.

O órgão segue em alerta, uma vez que segundo o coordenador de Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos, chove direto na cidade desde o dia 20 de dezembro. “Entre chuvas fortes e mais amenas, registramos com nossos pluviômetros 250 mm de chuva em Barra Mansa no mês de dezembro. Este número é alto e causou um acúmulo de água na área de encosta muito grande. Isso ocasiona deslizamentos. Registramos ocorrências tanto dentro da área urbana, quanto da rural – como no distrito Santa Rita de Cássia, onde atendemos uma ocorrência no dia 14 de dezembro”, explicou.

Até o momento, os níveis dos rios que cortam a cidade (Barra Mansa, Bananal e Paraíba do Sul), estão dentro do que é considerado seguro pela Defesa Civil, sem risco de transbordamento.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), está mantida a previsão de chuva para Barra Mansa até o próximo dia 11. O órgão segue monitorando todos os locais considerados como críticos. Moradores que precisarem de auxílio em situações emergenciais podem acionar a Defesa Civil através do telefone 199.

RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS
Nesta quinta-feira, dia 6, a prefeitura anunciou que está fazendo reparos nas estradas rurais devido a danos causados pela chuva, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. O secretário da Pasta, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, destacou que há pontos críticos para o trânsito. Condutores que precisarem passar pelas vias precisam manter atenção redobrada em razão da queda de barreiras, buracos, atoleiros, deslocamento de tubulação e deslizamentos.

– O estado é crítico nas estradas: Santa Rita x Amparo; Amparo x São Joaquim; Floriano x Rialto e Rialto x Resende. A condição de tráfego é ruim na via que liga a Fazenda do Salto a Floriano e na estrada São Genaro x Cafarnaum, que está praticamente intransitável. Estamos com equipes nestas áreas, tentando resolver os problemas o mais breve possível, a fim de liberarmos as passagens, deixar livres os corredores das linhas de leite. As chuvas têm dificultado o nosso trabalho – disse o secretário, pedindo para que as pessoas evitem trafegar pelos locais, mas caso seja necessário, redobrem a atenção.

Foto: Chico de Assis/Divulgação PMBM

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.