No Dia de Hoje – 30 de dezembro

Dia 30 de dezembro de 2006 foi executado Saddam Hussein, presidente do Iraque entre 1979 e 2005. Ele foi condenado à morte por enforcamento, depois de ter sido considerado culpado e condenado por crimes contra a humanidade pelo Tribunal Especial Iraquiano pelo assassinato de 148 xiitas iraquianos na cidade de Dujail em 1982, em retaliação a uma tentativa de assassinato contra ele.

Saddam Hussein foi presidente do Iraque de 16 de julho de 1979 até 7 de abril de 2005, quando foi deposto durante a invasão americana no Iraque por uma coalizão de aliados liderada pelos Estados Unidos. Após a captura de Saddam, ocorrida em 13 de dezembro de 2003 em ad-Dawr, perto de sua cidade natal Ticrite, ele foi preso em Camp Cropper. Em 5 de novembro de 2006, foi condenado à morte por enforcamento.

No dia 30 de dezembro do mesmo ano, foi levado ao cárcere para ser executado. O governo iraquiano lançou um vídeo oficial de sua execução, mostrando-lhe sendo levado para a forca, e terminando depois que a sua cabeça estava no laço do carrasco. Saddam foi executado na presença de um clérigo, um médico e um juiz, e um grande número de testemunhas, todos de origem iraquiana.

Em um vídeo filmado com um celular no momento da execução, ouve-se o ex-líder iraquiano enfrentando dialeticamente seus carrascos. Saddam Hussein se recusou que cobrissem sua a cabeça com um capuz antes do enforcamento e leu frases da profissão de lei islâmica: “Não há outro Deus senão Alá e Maomé é seu profeta”.

Várias controvérsias internacionais públicas surgiram quando uma gravação não autorizada de telefone móvel do enforcamento mostrou-o caindo pelo alçapão do patíbulo. A alegada atmosfera pouco profissional e indigna da execução provocou críticas em todo o mundo tanto de nações que se opõem como as que apoiam a pena capital (pena de morte). Em 31 de dezembro de 2006, o corpo de Saddam Hussein foi devolvido ao seu local de nascimento de Al-Awja, perto de Ticrite, e foi sepultado perto do túmulo dos outros membros da família, sendo que nunca foi mostrado.

Foto: Reprodução/Wikipédia

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.