
No dia 26 de dezembro é celebrado o Boxing Day, termo utilizado em numerosos países anglófonos para designar um feriado secular comemorado no dia seguinte ao dia de Natal. Atualmente o dia é uma ocasião de liquidações, sendo um dos dias mais movimentados do comércio nos países onde é comemorado, notavelmente o Canadá. Normalmente é o primeiro dia após o Natal, para que as pessoas possam trocar os presentes indesejados e resgatar vales-presente.
A origem do Boxing Day ainda é incerta, mas especialistas têm algumas teorias principais. A primeira é que o termo se refere às caixas para coleta de doações, que as igrejas destinavam aos pobres na Idade Média. Tradição que havia começado no século X, quando o Rey Wenceslao, Duque de Bohemia, recorria suas terras no dia 26 de dezembro e foi comovido pela presença de um indigente, para quem deu pão e vinho, desafiando a inclemência do tempo.
Esse ato foi anos mais tarde foi tomado como exemplo pela Igreja Anglicana. No período do Advento (que começa quatro domingos antes do Natal), os fies eram convidados a doar dinheiro, que seria recolhidos em caixas (boxes em inglês). As mesmas eram abertas no dia seguinte do Natal e seus conteúdos repartidos entre os mais necessitados.
A outra versão é em referência às caixas de presente que patrões davam aos funcionários no Natal, no século XVII. Ou seja, os aristocratas britânicos faziam presentes para os seus serviçais. Esses presentes vinham em caixas, que se fala ‘box’. Por isso “Boxing Day”: Dia das caixas. Independentemente disso, a certeza é que a celebração ganhou a simpatia do varejo e dos consumidores.
No Reino Unido, o Boxing Day, além de ser um feriado bancário e religioso (sendo este o dia de Santo Estevão, santo muito popular entre os católicos), é também uma data comemorativa em relação ao futebol, sendo que ocorre uma rodada completa de todas as divisões do futebol britânico neste dia, ao contrário dos demais campeonatos europeus, onde acontece o tradicional recesso de fim de ano.
No dia depois do Natal, as equipes de quatro divisões diferentes, da Premier League à League Two, a quarta divisão inglesa, entram em campo para celebrar a data.
No Brasil, o Boxing Day começou a ganhar espaço a partir de 2011, a partir do trabalho do site Busca Descontos. Para se ter ideia, a data movimentou R$ 81,6 milhões no e-commerce em 2012 – alta de 39% em relação ao ano anterior –, conforme estudo do Ebit, considerada a maior plataforma de opinião de consumidores do Brasil. Ao todo, foram realizados mais de 200 mil pedidos, e grandes sites participaram da promoção, como Shoptime e Saraiva.
Fontes: Wikipédia, Goal e Olist