No dia de hoje – 19 de janeiro

Em 1809, nascia em 19 de janeiro, o autor e poeta, Edgar Allan Poe. Nascido Edgar Poe em Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos. Ficou conhecido por suas histórias que envolvem o mistério e o macabro, e também um dos primeiros escritores norte-americanos de contos e pelo gênero de ficção policial. Poe foi o primeiro escritor americano conhecido por tentar ganhar a vida através da sua arte, mas isso resultou numa vida de muita dificuldades, em especial, as dificuldades financeiras. 

Quando jovem, ficou órfão de mãe, a qual morreu pouco depois de seu pai abandonar a família. Poe foi acolhido por uma família que tinha o sobrenome Allan e pode lhe proporcionar os estudos, primeiro na Inglaterra e depois, de volta aos Estados Unidos até a Universidade da Virgínia, que cursou apenas um semestre, pois passava a maior parte do tempo na boêmia. Nesse período, teve uma séria discussão com seu pai adotivo e fugiu de casa para se alistar nas forças armadas, onde serviu durante dois anos antes de ser dispensado. A sua mãe morre em 1929, e reconciliado com o pai vai para a Academia Militar de West Point, mas é expulso dois anos depois, o que desagradou o pai que rompeu relações com o filho adotivo. Em 1827, Poe já havia lançado seu primeiro livro de poesias; em 1829, o segundo.

Aos 27 anos, editor de um jornal na Virgínia e morando na casa de uma tia se envolve com a prima de 13 anos de idade e casam-se em segredo, em 1836. Edgar Allan Poe trabalha em outros jornais como editor e escritor, sua jovem esposa contrai tuberculose e fica com problemas de saúde até sua morte, em 1846. A doença da mulher, deixou o escritor das histórias policiais e de mistério desiludido e começa a beber mais. Depois da morte da esposa se relacionou com outras mulheres, mas sempre suas relações não eram duradouras pela vida boêmia que Poe insistia em manter.

As obras mais conhecidas de Poe são considerada góticas, um gênero que ele seguiu para satisfazer o gosto do público. Seus temas mais recorrentes lidam com questões da morte, incluindo sinais físicos dela, os efeitos da decomposição, interesses por pessoas enterradas vivas, a reanimação dos mortos e o luto. Um gênero do romantismo sombrio em contraponto à literatura ideológica. 

Poe morre no dia no dia 3 de outubro de 1849 aos 40 anos de idade. Foi encontrado nas ruas de Baltimore completamente desorientado, talvez pelo excesso de bebida. Foi levado para Hospital, onde não resistiu e morreu quatro dias depois. Nunca foram apuradas as causas precisas da morte de Poe, sendo bastante comum, apesar de não comprovada, a ideia de ter sido causada por embriaguez, mas também se falava em sífilis e outras doenças.

Mesmo depois de morto, mistérios rondaram seu túmulo em Baltimore, onde foi criada a Casa Museo Poe. Uma visita misteriosa, sempre no raiar do dia 19 de janeiro, ao túmulo de Poe se tornou uma outra história na vida e morte de Edgar Allan Poe. Quer saber mais sobre essa história leia clicando aqui.

Fontes: Galileu, Wikipédia e Deanimaverbum

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.