No Dia de Hoje – 14 de novembro

Em todo o mundo, segundo a IDF, o diabetes afeta 463 milhões de pessoas (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

No dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo sobre o reflexo do diabetes na saúde e mortalidade da população.

Em 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de sua resolução nº 61/225, criou a data, com o objetivo era enfatizar a característica epidêmica e impacto social e econômico. A cor azul foi escolhida representando as cores da ONU, lembrando que o diabetes está presente em todo o mundo.

Alguns objetivos das campanhas do dia mundial têm como foco alertar para o impacto do diabetes, estimular políticas públicas que favoreçam e possibilitem aos portadores da doença viver mais e melhor, promover o diagnóstico precoce e orientar sobre formas de tratamento adequado.

O tema da IDF para o Dia Mundial do Diabetes, que se estenderá deste ano até 2023, é “Acesso aos cuidados com o diabetes: Se não for agora, quando será?”, abordando a necessidade do acesso ao tratamento. Segundo a entidade, 100 anos após a descoberta da insulina, existem 463 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo, e várias delas não têm acesso aos cuidados de que precisam.

O texto aponta que pessoas com diabetes precisam de cuidados e apoio contínuo para controlar sua condição e evitar complicações, e que não há como esperar mais que os medicamentos, tecnologias, suporte e cuidados para diabetes estejam disponíveis para todos que precisam deles. A IDF pede para que governos, formuladores de políticas e defensores ajam para aumentar o investimento no cuidado e prevenção do diabetes e garantir que todas as pessoas que vivem com diabetes tenham acesso aos cuidados de que precisam.

Diabetes é um grupo de doenças metabólicas em que se verificam níveis elevados de glicose no sangue durante um longo intervalo de tempo. Os sintomas da elevada quantidade de glicose incluem polaquiúria (necessidade frequente de urinar) e aumento da sede (polidipsia) e da fome (polifagia).

Quando não é tratada, o diabetes pode causar várias complicações. Entre as complicações agudas estão a cetoacidose, coma hiperosmolar hiperglicêmico ou morte. Entre as complicações a longo prazo estão doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais, doença renal crônica, úlceras no pé e retinopatia diabética.

O diabetes é o resultado quer da produção insuficiente de insulina pelo pâncreas, quer da resposta inadequada das células do corpo à insulina produzida. Existem três tipos principais de diabetes: diabetes tipo 1 (ocasionada pela falta de insulina no corpo), diabetes tipo 2 (ocasionada pela produção insuficiente de insulina) e a gestacional (quando a grávida não-diabética registra níveis anormais de glicose).

Fontes: Wikipédia e IDF

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.