No Dia de Hoje – 4 de novembro

Escoteiros do G.E. Guia Lopes, de Resende, durante ação de limpeza, em 2013

No dia 4 de novembro de 1924, foi fundada a União dos Escoteiros do Brasil (UEB), ou apenas Escoteiros do Brasil. É uma sociedade civil de âmbito nacional, de direito privado e sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, reconhecida de utilidade pública federal, que congrega mais de 1.265 Grupos Escoteiros no Brasil. Em 20 de Outubro de 2017, o movimento escoteiro brasileiro atingiu o número de 100 mil associados. A UEB é a única associação de escoteiros brasileiros filiada à Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

Os Escoteiros do Brasil estão organizados em 3 níveis: o Nacional, com autoridade em todo o Território brasileiro; o Regional, denominado Região Escoteira, podendo abranger uma ou mais unidades da federação, ou parte delas, com autoridade sobre a área que lhe for fixada – normalmente compreende os Estados da Federação; e o Local, constituído pelos Grupos Escoteiros e Seções Escoteiras Autônomas, que são as organizações locais para a prática do Escotismo.

Antes da criação da UEB, o primeiro registro do Movimento Escoteiro no Brasil foi em dezembro de 1909, em uma publicação na revista “Ilustração Brasileira” que trazia fotos do acampamento de Brownsea. Porém, foi só um ano depois, em 17 de abril de 1910, por meio de militares que vinham de uma viagem na Europa e puderam acompanhar o enorme sucesso do Escotismo na Inglaterra, que os primeiros uniformes e acessórios escoteiros chegaram ao Brasil.

O grupo logo se organizou para fundar a primeira associação escoteira, chamada de Centro de Boys Scouts do Brasil, com sede no Rio de Janeiro. A palavra “escoteiros” só surgiu alguns anos depois, ocupando o lugar do termo “scrutar”, adotado assim que o Escotismo chegou ao país.

Rapidamente o Movimento Escoteiro se espalhou por todo o território nacional, inicialmente com diversas associações independentes, até que foi criada a União dos Escoteiros do Brasil, acompanhando o desejo de Baden-Powell de ver o senso de unidade entre os diversos Grupos Escoteiros em cada país. Hoje o Escotismo está presente em 745 cidades espalhadas em todo o território nacional com mais de 111 mil participantes.

Na região, o município de Resende conta com três grupos escoteiros, o 17º Grupo Escoteiro Guia Lopes (Elite), o 23º Grupo Escoteiro Maurício Ceolato (Paraíso) e 79º Grupo Escoteiro Agulhas Negras (Nova Alegria); já Porto Real tem o 151º Grupo Escoteiro 5 de Novembro (Novo Horizonte, Horto) e Itatiaia conta com o 127º Grupo Escoteiro Ottorino Zanon (Penedo).

Foto: Arquivo

Fontes: Wikipédia e Escoteiros do Brasil

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.