No Dia de Hoje – 12 de dezembro

Silvio e a mulher, Íris Abravanel, durante evento em Brasília, no ano de 2019 (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 12 de dezembro de 1930 nascia no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, o apresentador de TV e empresário Senor Abravanel, conhecido pelo nome artístico de Silvio Santos. Filho de um casal de imigrantes judeus, seu primeiro contato com a TV foi quando se apresentou em um programa de calouros. Na ocasião adotou o nome artístico pela primeira vez.

Logo tomou gosto pela televisão e começou a adaptar o formato de shows, espetáculos e sorteios que fazia no circo, estreando no início da década de 1960 apresentando o Vamos Brincar de Forca, exibido pela TV Paulista, que posteriormente tornou-se o Programa Silvio Santos, agrupamento de vários programas de auditório e quadros realizados aos domingos. A atração transformou Silvio em um dos grandes ícones da televisão brasileira.

Paralelamente, Silvio partiu para novos empreendimentos: adquiriu de seu amigo Manuel de Nóbrega e de um alemão o Baú da Felicidade, empresa que vendia baús de presentes de Natal para crianças mediante pagamento em prestações. Depois de reformas no plano de negócios, a empresa ficou conhecida pela venda de carnês e sorteios.

O apresentador seguiu na emissora após a TV Paulista ser vendida para a Rede Globo até o ano de 1976, quando começou a fazer programas pela TV Tupi, e posteriormente, na emissora que recebeu como concessão em 1975, pelo então presidente Ernesto Geisel, que passou a funcionar no canal 11 do Rio de Janeiro. Assim, ele passou a transmitir seus programas simultaneamente na Tupi e na TVS (TV Studios). Depois da falência da Rede Tupi, em 1980, o Programa Silvio Santos, em São Paulo, foi transferido para a TV Record.

Durante a década de 80, Silvio chegou a ser dono de 50% da emissora do empresário Paulo Machado de Carvalho, que no final daquela década acabou sendo adquirido por Edir Macedo, líder da Igreja Universal. Todavia, Silvio planejava ter uma rede nacional de televisão, produzir uma programação completa e usar o canal para seus sorteios e promoções. Em 1981, após um lobby com a primeira-dama Dulce Figueiredo (mulher do presidente João Batista Figueiredo), com quem tinha longas conversas por telefone, obteve a licença para operar o canal 4 de São Paulo, que se tornou a TVS da capital paulista. A partir das emissoras do Rio de Janeiro e de São Paulo, surgiu o embrião do SBT.

Na vida pessoal, Silvio foi casado com Maria Aparecida Vieira Abravanel, que morreu aos 39 anos, em virtude de câncer, no dia 22 de abril de 1977. Com ela, teve a sua primeira filha, Cíntia, além de adotar Silvia. Em 1978 casou-se com Íris Pássaro, com quem teve quatro filhas: Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.