Resende volta atrás e retoma vacinação de adolescentes nesta segunda-feira

Atualizado dia 20, às 9h41

A exemplo de outras cidades, incluindo capitais, em todo o país, o município de Resende anunciou que retomará a vacinação de adolescentes sem comorbidades contra a Covid-19 na próxima segunda-feira, dia 20. O anúncio foi feito no final da tarde de sábado, dia 18, um dia depois da prefeitura ter suspendido a imunização nos adolescentes sem comorbidades, seguindo recomendações do Ministério da Saúde.

A vacinação é voltada a adolescente com mais de 15 anos sem comorbidades, em todos os postos de saúde, Centro Municipal de Imunização e Policlínica Manejo, das 13h30 às 16h. A etapa é destinada a população geral, moradores de qualquer bairro de Resende, e também contempla adolescentes de 12 a 14 anos que possuem comorbidades ou deficiência permanente. A prefeitura, no entanto, não informou o que motivou a decisão por retomar a imunização.

Para receber a primeira dose, os adolescentes deverão ir acompanhados do responsável, sem necessidade de agendamento. É necessário levar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS, se tiver.

Em todo o país, várias cidades que haviam interrompido a vacinação nos adolescentes sem comorbidades retomaram as campanhas neste sábado, dia 18, enquanto outras a mantiveram. A Decisão do ministério também foi questionada por importantes entidades como a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e por profissionais que ameaçaram abandonar seus cargos no MS caso o ministro Marcelo Queiroga não volte atrás em sua decisão de suspender a imunização.

Segundo esses grupo, não há evidências de que a vacinação é prejudicial à saúde dos adolescentes. “Esperamos que o Ministério da Saúde reconsidere seu posicionamento, especialmente considerando a inexistência de evidências científicas contrárias ao uso da vacina Pfizer/BioNTech em adolescentes e a fundamental importância de vacinarmos o maior número possível de brasileiros com a maior rapidez”, diz o comunicado emitido pela SBI, que afirma que o número de reações adversas registradas entre os adolescentes é pequeno e corresponde a apenas 0,043% dos 3,5 milhões de vacinados.

QUATIS
Em Quatis, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, também informou no sábado que retornará na próxima semana com a vacinação da faixa de 12 a 17 anos sem comorbidades,de acordo com o que prevê o Plano Nacional de Imunização, o qual recomenda a vacinação com a Vacina Pfizer/BioNTech em adolescentes.

Segundo a nota, considerando a inexistência de evidências contrárias ao uso da Pfizer, a prefeitura diz que seguirá com a vacinação e ressalta “a fundamental importância de vacinarmos o maior número possível de brasileiros com maior rapidez conforme a distribuição de remessas de doses aos estados e municípios”, e que em breve divulgará a data do próximo Drive Thru de Vacinação.

A decisão tem como base as Notas Técnicas reafirmando a importância da continuidade da imunização e a utilização da Pfizer/BioNTech, emitidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Imunização, pela Sociedade Brasileira de Infectologia, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ).

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.