Resende FC aposta em pré-temporada longa e atividades psicológicas com atletas

Atletas do Gigante do Vale se preparam para o Campeonato Carioca há duas semanas

Desde o dia 21 de novembro, o Resende realiza no CT da Pelé Academia sua pré-temporada para o Campeonato Carioca de 2023, sendo a primeira participante do torneio a iniciar as atividades, enquanto que alguns adversários ainda estão iniciando a preparação para o Estadual. Tanto que o Gigante do Vale entrou na sua terceira semana de treinamentos. E até a estreia na competição, marcada para dia 14 ou 15 de janeiro, diante do Fluminense, irá completar oito semanas.

Segundo o preparador físico do Resende, Sérgio Rubens, mais conhecido como Serjão, a ideia de antecipar a preparação foi para condicionar melhor todos os atletas, visto que alguns jogadores vinham de disputas de campeonatos que se encerraram recentemente e outros estavam há um tempo parado.

– Tem sido bastante proveitoso o trabalho até aqui, com atividades de bastante intensidade e integrando toda a nossa comissão técnica, como a equipe de nutrição e psicologia, que vem dando um grande apoio. Estamos conseguindo fazer esta distribuição das cargas, tanto dos trabalhos de força, como de campo, e o condicionamento da equipe já vem evoluindo – destacou.

Serjão explicou ainda que, nestes primeiros dias de pré-temporada, o foco maior vem sendo no condicionamento físico dos atletas, porém, também estão sendo realizados trabalhos técnicos e táticos.

– Aproveitando ao máximo este tempo de pré-temporada para que os atletas possam entender também o nosso modelo de jogo, porque depois são bastantes jogos e, praticamente, não teremos tempo para treinar, já que as partidas são quarta e sábado. A torcida pode ter certeza que estamos trabalhando pesado para que o torcedor possa ter muitas alegrias neste Campeonato Carioca – afirmou.

A pré-temporada também conta com muitos treinamentos mentais. O elenco também está promovendo um trabalho psicológico, com o intuito de fortalecer o preparo comportamental e as habilidades socioafetivas dos jogadores do alvinegro. As reuniões acontecem, uma vez por semana no CT, conduzidas pela psicóloga do clube, Iara Farias.

Jogadores recebem acompanhamento psicológico uma vez por semana

– O futebol vai além das quatro linhas. É importante que o atleta tenha o seu preparo físico, técnico e tático, mas não podemos deixar de fora a questão do preparo comportamental e das habilidades socioafetivas. É um diferencial para todo e qualquer atleta, independentemente do esporte, pois ele vai saber manejar, da melhor maneira, os conflitos que podem surgir durante a partida e as suas emoções, seja raiva, tristeza ou alegria – afirmou Iara.

A psicóloga alvinegra explica também que as atividades acontecem em grupo, baseadas nas observações do dia a dia, porque a ideia é utilizar uma perspectiva institucional. Porém, não está descartado o trabalho individual, aquele do modelo clínico, tradicional da psicologia.

– Antes de identificar problemas ou questões individuais, o nosso foco é desenvolver e promover saúde dentro do espaço institucional. Trabalhamos toda a equipe de staff, mas com foco principal nos atletas. Nosso trabalho envolve vivencias grupais, com psicologia dos grupos, desenvolvendo sempre a perspectiva coletiva. Mas também realizamos alguns acolhimentos individuais, conversando com os atletas – destacou.

Fotos: André Moreira/Divulgação

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.