No Dia de Hoje – 27 de agosto

Betty Faria e Lima Duarte, na versão censurada (Foto: Reprodução/TV Globo)

No dia 27 de agosto de 1975, o Brasil vivia sob uma ditadura militar iniciada no ano de 1964, e que trouxe muitos problemas à liberdade de expressão no país. A censura existente naquela época impediu que estreasse a primeira versão da novela “Roque Santeiro”, de Dias Gomes, baseada em uma peça teatral (“O Berço do Herói”) de sua autoria de 10 anos antes e que também havia sido censurada e proibida.

A trama, que seria exibida pela TV Globo, já tinha cerca de 36 capítulos gravados e chamadas anunciavam sua estreia. Porém, no dia de sua estreia, a emissora recebeu ofício do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), do governo federal, censurando a novela. O motivo da censura foi uma escuta telefônica do governo, onde foi gravada uma conversa de Dias Gomes em que ele afirmava que Roque Santeiro era apenas uma forma de enganar os militares, adaptando a peça teatral para a televisão, com ligeiras modificações que fariam com que os militares não percebessem que se tratava da mesma obra.

A peça teatral que deu origem à novela foi montada pela primeira vez em 1965, sendo uma crítica explicitamente humanista à forma como se constroem mitos heroicos baseados em fatos reais, como implicitamente contextual em relação ao então regime militar que se iniciava no Brasil; e tem como um de seus panos de fundo a participação brasileira na campanha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Isso teria motivado o governo da época a censurá-la e reclassificá-la para o horário das 22 horas (seria originalmente exibida às 20 horas), com inúmeros cortes, o que fez a emissora desistir da produção.

A novela só pode ser exibida 10 anos mais tarde, no governo de José Sarney, quando foi finalmente liberada, com uma nova gravação de capítulos e um novo elenco, embora Lima Duarte tenha ficado no elenco, com o mesmo papel que tinha em 1975 (Sinhozinho Malta). Além de Lima, outros atores que participaram da versão censurada e que retornaram nesta nos mesmos personagens foram João Carlos Barroso, Luiz Armando Queiroz e Ilva Niño.

A trama foi exibida pela mesma emissora, entre 24 de junho de 1985 a 22 de fevereiro de 1986, em 209 capítulos, e é ambientada na fictícia cidade de Asa Branca, onde um jovem conhecido como Roque Santeiro, teria morrido ao defender os habitantes da cidade dos capangas de um perigoso bandido. Santificado pelo povo, tornou-se uma lenda e fez a cidade prosperar com sua história de heroísmo, mas retorna 17 anos mais tarde.

A novela é a de maior audiência da televisão brasileira, sendo que em seu primeiro capítulo marcou 68 pontos e no seu final marcou 96 pontos, com picos de 100.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.