Mudança no esquema de segurança eleitoral

Durante a reunião realizada na tarde desta quinta-feira, dia 4, ficou determinado que apenas a Polícia Militar está autorizada a fazer a segurança das urnas a partir deste sábado. Com isso, a Guarda Municipal de Resende deixa de fazer esse trabalho na véspera do dia das eleições. De acordo com a chefe da 198ª Zona Eleitoral, Consuelo Toledo, a determinação partiu do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) e foi a única modificação realizada no esquema de segurança montado para as eleições de domingo, dia 7.

Ela aproveita para reforçar algumas das proibições que já estarão valendo para as próximas eleições. “Agora o eleitor não poderá entrar mais com o celular para votar. Ele terá que entregar o aparelho aos mesários, inclusive com a possiblidade de revista dos eleitores durante a votação. Outra proibição será a entrada na seção com camisa fazendo propaganda a algum candidato”, acrescenta. Quanto ao esquema para coibir a boca de urna nas eleições, tambem já foram definidos os Centros de Abrigamento: em Resende, será no Sesi, e em Itatiaia, no Teatro Municipal.

FÓRUM LOTADO NA MANHÃ DE QUINTA-FEIRA
O Fórum Eleitoral de Resende se encontrava lotado na manhã do dia 4. Um grupo formado por dezenas de presidentes de seções que trabalharão nas eleições do próximo dia 7, todos eles pela 31ª Zona Eleitoral (ZE), faziam duas filas no local. Uma delas para pegar a declaração de comparecimento, documento que dá o direito de dispensa do emprego por um dia a todos os que trabalham nas eleições, que termina na porta do cartório. E a outra, que dá acesso a uma das salas do segundo andar, para a busca do material a ser usado durante as eleições dentro de cada seção. Já na 198ª Zona Eleitoral, que também fez a convocação para a busca do material, a procura aconteceu sem filas.

Leia a matéria na íntegra no jornal BEIRA-RIO e acompanhe outras notícias sobre as eleições em nosso site.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.