No Dia de Hoje – 20 de agosto

Teoria de Darwin e Wallace deu origem à obra, lançada pela primeira vez em1859 (Foto: Sáshenka Gutiérrez/EFE)

Em 20 de agosto de 1858, era publicado, pela primeira vez, a teoria da evolução pela seleção natural, de Charles Darwin, no The Journal of the Proceedings of the Linnean Society of London, juntamente com Alfred Russel Wallace, que apresentava a mesma teoria.

Pouco tempo antes, eles haviam apresentado seus dois trabalhos científicos: Sobre a Tendência das Espécies em Formar Variedades e a Perpetuação das Variedades e Espécies por Meios Naturais de Seleção, no dia 1 de julho de 1858, no Linnean Society of London. Este foi o primeiro anúncio da teoria de Darwin-Wallace da evolução pela seleção natural, que seria impressa pela primeira vez no dia 20 de agosto.

A apresentação dos trabalhos estimulou Darwin a escrever um “abstrato” de seu “grande livro” sobre a Seleção Natural. O resumo foi publicado em novembro de 1859, como A Origem das Espécies. No entanto, Darwin publicou o livro que o tornaria conhecido, mas deixou Wallace, que à época estudava a biodiversidade no exterior, na sombra.

Em entrevista ao jornal The Independent, o curador do Museu de História Natural de Londres, George Baccaloni, disse que “Wallace era quem tinha o artigo pronto para publicação, e se ele tivesse enviado diretamente para um periódico, a seleção natural seria a sua descoberta.”

A obra de ambos os cientistas surpreendeu pelo interesse popular, se esgotando toda a remessa de 1.250 cópias publicada pelas editoras em 22 de novembro de 1859.

O livro levantou interesse internacional, com análises positivas, mas também com críticas de outros especialistas, como Richard Owen, que atacou Darwin e ridicularizou suas ideias. Já o naturalista Patrick Matthew chamou a atenção para o fato de que ele chegou a desenvolver o conceito da seleção natural na formação de novas espécies em um livro de 1831, mas não continuou mais a fundo.

Fonte: History, Wikipédia e Revista Galileu

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.