No Dia de Hoje – 17 de agosto

Betty Faria fez sucesso na TV interpretando a protagonista (Foto: Reprodução/TV Globo)

Em 17 de agosto de 1997, o escritor baiano Jorge Amado publicou “Tieta do Agreste”, uma de seus romances mais famosos. A história gira em torno da história de uma adolescente namoradora e pastora de cabras, moradora de Santana do Agreste, expulsa de casa por seu pai, Zé Esteves, após ser delatada pela irmã Perpétua. Vinte e cinco anos mais tarde, Tieta retorna rica e poderosa. Com dinheiro e influência política, ajuda a família e traz benefícios à comunidade, entre eles a luz elétrica.

Ao longo da história, o narrador vai revelando ao verdadeiro paradeiro da protagonista no período em que ela esteve fora de Santana, e ao mesmo tempo que ela realiza um acerto de contas com o passado, ela acaba se envolvendo na acirrada disputa em torno do futuro do lugarejo.

“Tieta do Agreste” foi uma das obras de Jorge Amado que ganhou várias adaptações para teatro, TV e cinema. Na TV, a história virou telenovela, com direção de Reynaldo Boury, Ricardo Waddington, Luiz Fernando Carvalho e Paulo Ubiratan, tendo Betty Faria e Cláudia Ohana no papel-título e Joana Fomm como Perpétua.

Em 1996 foi lançado o filme “Tieta do Agreste”, dirigido por Cacá Diegues e com Flora Diegues, Patrícia França, Sônia Braga, Anna Cotrim e Marília Pêra nos papéis de Tieta e Perpétua.

Fontes: Companhia das Letras e Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.