ONG lança plataforma de dados “Portal da Mantiqueira”

Vista do Reservatório de Jaguari, entre Jacareí e São José dos Campos/SP, na região da Mantiqueira (Foto: Robert Clark/Reprodução TNC)

Será lançado nesta quinta-feira, dia 19, o Portal da Mantiqueira, uma plataforma gratuita com as principais informações territoriais, como hidrografia, áreas de preservação permanente, dados sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural) e uso e cobertura do solo dos mais de 400 municípios que integram o Plano Conservador da Mantiqueira. Trata-se de uma ferramenta geoespacial de gestão e monitoramento de programas e projetos de restauração na região.

Desenvolvido pela ONG The Nature Conservancy (TNC), organização não governamental que trabalha em escala global para a conservação do meio ambiente, a plataforma pretende auxiliar na tomada de decisão no que se refere a ações de restauração florestal e conservação.

A plataforma será alimentada pelos gestores municipais e parceiros, que poderão inserir informações sobre áreas disponíveis para restauração e conservação, assim como o status dessas atividades nos municípios, facilitando a identificação e o engajamento de organizações parceiras interessadas em restaurar e conservar suas propriedades. O portal também auxiliará técnicos municipais na gestão territorial, já que reunirá de maneira organizada dados espaciais de diversas instituições municipais e organizações que integram o Plano Conservador da Mantiqueira.

Por meio da gestão dessas informações será possível acessar gráficos e extrair relatórios de dados. A plataforma terá um espaço reservado para a inserção de dados, de acesso exclusivo de parceiros e produtores pertencentes ao Plano Conservador da Mantiqueira, e outro de acesso livre, no qual as pessoas que tiverem interesse poderão acompanhar as informações geradas pela plataforma.

– O Portal da Mantiqueira é completo, com muitas funcionalidades e recursos que permitem a todos os interessados coletar dados, gerar relatórios e ter uma visão ampla e completa sobre restauração florestal de uma grande área de cobertura formada por mais de 400 municípios nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais”, afirma Adriana Kfouri – gerente de restauração na Mantiqueira da TNC Brasil.

A TNC conta com alguns parceiros para a elaboração desse projeto: o MapBiomas ajuda com os dados geoespaciais; a Lastrop auxilia com métodos e aplicações de restauração; a Universidade Federal do ABC (UFABC) trabalha com métodos e aplicações em ecologia de paisagem; e o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica faz a governança da restauração.

SOBRE AS ENTIDADES
O Plano Conservador da Mantiqueira é uma iniciativa coletiva, que une agentes na esfera pública, no terceiro setor, em instituições de ensino e no setor privado em prol do mesmo objetivo: promover a restauração de paisagens na região de influência da Serra da Mantiqueira.

Ele surgiu após uma experiência da expansão do projeto Conservador das Águas, da prefeitura de Extrema/MG, feita entre 2015 e 2016 com apoio das organizações SOS Mata Atlântica, The Nature Conservancy (TNC) Brasil, União Internacional pela Conservação da Natureza (UICN) e World Resources International (WRI) Brasil. A proposta foi levada para quatro municípios vizinhos que, assim como Extrema, pertencem à Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias.

A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização global de conservação ambiental dedicada à proteção das terras e águas das quais toda a vida depende. Guiada pela ciência, a TNC cria soluções locais inovadoras para os principais desafios do mundo, de forma que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas. Trabalhando em 72 países e territórios, a organização utiliza uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e outros parceiros.

No Brasil, onde atua há mais de 30 anos, o trabalho da TNC concentra-se em solucionar os complexos desafios de conservação da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica a partir de uma abordagem sistêmica, com foco na implementação e geração de impacto, para reverter as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade..

LANÇAMENTO OFICIAL
O lançamento oficial do Portal da Mantiqueira será no webinar ‘Conexão Mantiqueira’, nesta quinta-feira, às 10h. Com o tema “Como as tecnologias e plataformas podem apoiar projetos de restauração”, o evento virtual vai abordar o uso da tecnologia geoespacial e colocar em discussão como as imagens de satélites fornecem informações detalhadas sobre o uso do solo no Brasil e como os dados ajudam na tomada de decisões estratégicas em propriedades rurais e na escala da paisagem.

Este é um debate sobre um dos principais desafios da atualidade, de como fazer essas informações chegarem àqueles que mais precisam, como produtores rurais e tomadores de decisão. A moderação é de Adriana Kfouri (TNC Brasil), com participação de Marcos Rosa (MapBiomas), Edson Santiami (TNC) e Aline Oliveira (Prefeitura de Extrema-MG). O evento será no canal do YouTube do Conservador da Mantiqueira, que pode ser acessado aqui.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.