
No dia 29 de novembro de 1972, foi lançado aquele que é considerado o pai dos atuais games, o Pong, um jogo eletrônico de esporte de arcade com temática de tênis de mesa, com gráficos bidimensionais, desenvolvido pela Atari. Foi um dos primeiros jogos de arcade, criado por Allan Alcorn como um exercício de treinamento atribuído a ele pelo cofundador da Atari, Nolan Bushnell.
Mas Bushnell e o cofundador da Atari, Ted Dabney, ficaram surpresos com a qualidade do trabalho de Alcorn e decidiram fabricar o jogo. Bushnell baseou o conceito do título em um jogo eletrônico de pingue-pongue incluído no Magnavox Odyssey, o primeiro console doméstico de jogos eletrônicos. Em resposta, a Magnavox mais tarde processou a Atari por violação de patente.
Pong foi o primeiro jogo comercialmente bem-sucedido e ajudou a estabelecer a indústria de jogos eletrônicos junto com o Magnavox Odyssey. Logo após seu lançamento, várias empresas começaram a produzir jogos que imitavam de perto sua jogabilidade. Eventualmente, os concorrentes da Atari lançaram novos tipos de jogos que se desviaram do formato original de Pong em vários graus, e isso, por sua vez, levou a Atari a incentivar sua equipe a ir além de Pong e produzir jogos mais inovadores.
A Atari lançou várias sequências de Pong que se basearam na jogabilidade do original, adicionando novos recursos. Durante a temporada de Natal de 1975, a Atari lançou uma versão caseira de Pong exclusivamente através das lojas de varejo da Sears, nos Estados Unidos. A versão caseira também foi um sucesso comercial e gerou inúmeros clones. O jogo foi refeito em várias plataformas domésticas e portáteis após seu lançamento. Pong faz parte da coleção permanente da Smithsonian Institution em Washington, devido ao seu impacto cultural.
O Pong é um jogo eletrônico de esporte em duas dimensões que simula um tênis de mesa. O jogador controla uma paleta (barra vertical) no jogo movendo-a verticalmente no lado esquerdo da tela, e compete contra o computador ou outro jogador que controlam uma segunda raquete no lado oposto. Os jogadores usam suas paletas para acertar a esfera (bola) e mandá-la para o outro lado.
A paleta é dividida em oito segmentos, com o segmento central retornando a bola em um ângulo de 90º em relação a paleta e os segmentos externos retornando a bola em ângulos cada vez menores. A bola aumenta de velocidade cada vez que é rebatida, reiniciando a velocidade caso algum dos jogadores não acerte a bola. O objetivo é fazer mais pontos que seu oponente, fazendo com que o oponente não consiga retornar a bola para o outro lado.
Fonte: Wikipédia