No Dia de Hoje – 15 de agosto

Poster oficial do evento

No dia 15 de agosto de 1969, começava na cidade de Bethel, no estado de Nova York (Estados Unidos) a “Woodstock Music & Art Fair”, conhecido como o Festival de Woodstock, um festival de música realizado durante três dias (entre os dias 15 e 18 de agosto) dentro de uma propriedade rural.

Anunciado como “Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música”, o festival deveria ocorrer originalmente na pequena cidade de Wallkill, mas os moradores locais não aceitaram, o que levou o evento para a pequena Bethel, a uma hora e meia de distância.

O festival exemplificou a era da contracultura do final da década de 1960 e começo de 1970, que questionava o “american way of life”, expressão usada para referir-se ao estilo de vida norte-americano baseado no consumismo. Esse modo de vida consolidou-se na década de 1950, período marcado na memória coletiva como de prosperidade econômica e de existência de um modelo familiar estável.

Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um fim de semana por vezes chuvoso, para 400 mil espectadores. Apesar de tentativas posteriores de reviver o festival, o evento original provou ser único e lendário, reconhecido como um dos maiores momentos na história da música popular. Dentre os nomes mais conhecidos da época que se apresentaram no festival, estão os de Joe Cocker, Jimi Hendrix e de Janis Joplin, além de várias bandas como Creedence Clearwater Revival e The Who.

Público chegou a ser de 400 mil pessoas durante o festival (Foto: Derek Redmond and Paul Campbell/Divulgação)

Anos mais tarde, em 1984, foi colocada uma placa comemorativa no local do festival. Em 1996, o local do concerto e os 5,7 quilômetros quadrados ao redor foram comprados pelo pioneiro da televisão a cabo Alan Gerry com o propósito de criar o Bethel Woods Center for the Arts. O centro abriu em 1 de julho de 2006, com uma apresentação da orquestra filarmônica de Nova Iorque. Em 13 de agosto de 2006, Crosby, Stills, Nash & Young tocaram para 16.000 pessoas no centro, 37 anos após seu histórico concerto no festival.

No local, também existe o Museu de Bethel Woods, que abriu em 2 de junho de 2008. O local preserva seu aspecto rural e continua a ser visitado por pessoas de todas as gerações. O festival foi relembrado por várias vezes, em edições realizadas em 1979 (10 anos), 1989 (20 anos), 1994  (25 anos) e em 2009 (40 anos), com a participação inclusive de remanescentes dos bandas e músicos daquela época.

Fontes: Mundo Educação e Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.