Resende promove o primeiro Dia D de vacinação contra a gripe do ano

Neste sábado, dia 8, acontece o primeiro dos três “Dias D” da Campanha de Vacinação contra a Influenza, popularmente conhecida como gripe, em todos os postos de saúde de Resende. Será imunizado neste dia o público-alvo contemplado até esta data, que são: crianças de seis meses a cinco anos de idade (foto); gestantes; puérperas (mulheres que deram luz há menos de 45 dias); e profissionais da saúde. As vacinas serão aplicadas das 8 às 12 horas.

O calendário de vacinação contra a gripe teve início no dia 19 de abril no município, com crianças de seis meses e dois anos de idade. Entre os dias 26 e 30 de abril, foi a vez das crianças de três a quatro anos de idade. Do dia 3 até 7 de maio, foram contempladas as crianças de até cinco anos. Já os profissionais da saúde estão sendo imunizados desde o dia 19 de abril, tendo o prazo final deste grupo estipulado até esta sexta-feira, dia 7. As gestantes e puérperas devem ser vacinadas até o dia 9 de julho. As vacinas estão disponíveis nos postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h.

Este ano, devido a necessidade da realização da vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Saúde fez uma série de recomendações a quem for se vacinar contra a Influenza. Segundo o prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, por esse motivo a vacinação contra a gripe em Resende começou pelas crianças, grávidas e puérperas.

— A recomendação do Ministério da Saúde é de que seja respeitado o intervalo de 14 dias entre as vacinas da Influenza e da Covid-19. A imunização da Covid-19 acontece no turno da manhã e a da Influenza no período da tarde (durante a semana).  Esta campanha (a da vacinação contra gripe) ocorre anualmente e, neste período de pandemia, é importante que a população-alvo redobre os cuidados com a saúde. Portanto, as pessoas devem estar atentas ao calendário e buscar a vacina nos postos – informa.

O calendário da Influenza no município foi dividido em três etapas: a primeira com crianças e profissionais da área da saúde; a segunda com idosos e professores; e a terceira voltada para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, caminhoneiros, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade. Gestantes e puérperas serão beneficiadas durante toda a campanha, com o objetivo de atenuar as chances de aglomeração.

Além do Dia D que será realizado neste sábado, mais duas edições serão realizadas ao longo do ano de 2021: no dia 12 de junho, direcionado aos beneficiados na segunda etapa; e no dia 17 de julho, data final de vacinação no município, que contemplará todos os grupos da terceira fase da campanha.

Vale destacar que para ser vacinado no grupo com comorbidade, é necessário estar atento às patologias que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo governo federal. Fazem parte deste público os portadores de doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, obesidade, imunossupressão e trissomias, além de transplantados.

Pessoas com suspeita de Covid-19 ou sintomas de outras infecções também precisam adiar a vacinação para o vírus Influenza. Se estiverem completamente recuperados e já se passaram no mínimo quatro semanas do início dos sintomas ou da confirmação do diagnóstico, podem se vacinar contra a gripe. A medida cautelosa serve para minimizar o risco da disseminação da doença, além de evitar confusão de sintomas.

Outra recomendação é pra quem está contemplado nos grupos atendidos pelas imunizações contra gripe e Covid-19. Quem ainda vai se vacinar com a primeira dose contra a Covid-19, a prioridade é para que a primeira imunização seja contra o coronavírus. Após a imunização, um intervalo entre as duas vacinas deverá ser respeitado, de 15 dias após a segunda dose em caso de uso da vacina CoronaVac para receber a vacina de influenza, e de 15 dias após a primeira dose no caso de imunização com a Oxford/Astrazeneca.

CONFIRA O CALENDÁRIO COMPLETO
19/04 a 09/07 – Gestantes e puérperas
08/5 – DIA D
10/06 a 14/06 – Idosos acima de 80 anos
17/05 a 21/05 – Idosos de 75 a 79 anos
24/05 a 28/05 – Idosos de 70 a 74 anos
31/05 a 04/06 – Idosos de 65 a 69 anos
07/06 a 11/06 – Idosos de 60 a 64 anos
12/06 – DIA D
14/06 a 18/06 – Professores
21/06 a 25/06 – Pessoas com comorbidades
28/06 a 02/07 – Pessoas com deficiência
05/07 a 09/07 – Caminhoneiros
12/07 a 16/07 – Forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade
17/07 – DIA D

Foto: Raimundo Brasil/Divulgação PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.