Câmara debate Parque da Pedra Selada

As consequências da criação do Parque Estadual da Pedra Selada (Peps) na vida dos produtores rurais de áreas como Bagagem, Fumaça, Vargem Grande e Mauá são o ponto de partida para a audiência pública que a Câmara de Resende realiza na próxima quarta-feira, dia 9. O encontro – agendado por iniciativa da vereadora Soraia Baleiro (PSB) – acontece às 19 horas, no Plenário da Câmara, na Rua Padre Couto, 10, no Centro. O intuito é reunir representantes das entidades envolvidas no processo de criação do parque e a população impactada. “O assunto vem se arrastando há anos sem que se chegue a um consenso; esperamos que a audiência ajude a encontrar uma solução satisfatória para todos os envolvidos”, comenta Soraia.

A criação do Parque Estadual da Pedra Selada – iniciada em 2012 – é um dos principais itens do projeto da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para estimular o turismo e o desenvolvimento sustentável no Sul Fluminense. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o projeto integra ações de saneamento, infraestrutura e conservação ambiental, compreendendo a construção de três Estações de Tratamento de Esgoto (em Visconde de Mauá, Maringá e Maromba), da estrada-parque Capelinha-Mauá (RJ-163) e a criação do Peps.

Entre os convidados para compor a mesa de debates estão: os prefeitos de Resende e Itatiaia, o presidente da Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar), o secretário municipal de Planejamento, o secretário de Meio Ambiente de Itatiaia, representantes da secretaria de Estado do Meio Ambiente, do Inea, do Ministério Público Estadual, do Ministério Público Federal, entre outros.

Foto: Reprodução da Internet

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.