Resende realiza seminário na Câmara sobre povo cigano

Região da Barra III concentra população cigana residente em Resende (Foto: Raimundo Brasil/Divulgação PMR)

Nesta segunda-feira, dia 23, às 14h, acontece no Plenário da Câmara Municipal uma celebração que é parte do Dia Nacional dos Ciganos, com a realização do seminário “Tradição, luta e cultura. Salve o povo Cigano!”, com a participação das seminaristas Érika Tolentino, assistente social e doutoranda em Serviço Social; e Izadora Praça, também assistente social e mestre em Serviço e Desenvolvimento Regional. Além disso, também haverá participação dos representantes da população cigana de Resende.

O evento é realizado pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Primo, fala da importância da celebração da data.

– Os ciganos foram reconhecidos como minoria étnica apenas com a Constituição de 88. Por isso, a importância desta data para que o povo cigano, que merece ser reconhecido e valorizado.

O Dia Nacional do Cigano, celebrado em 24 de maio, foi escolhido para homenagear Santa Sara Kali, padroeira dos ciganos. A população cigana é dividida em três grupos, sendo os Rom ou Roma, Calon e Sinti, que apresentam cada um as suas particularidades, línguas e características.

Os ciganos têm uma bandeira própria de três cores: azul, verde e vermelha. O azul representa a liberdade; o verde a natureza; e a roda de carroça vermelha no centro representa a itinerância dos ciganos. Em Resende, existe uma comunidade que vive nos bairros Fazenda da Barra III e Morada da Barra.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.