Resende e Itatiaia vacinarão pessoas com comorbidades na próxima semana

Na próxima semana, duas prefeituras da região começarão a vacinar pessoas com comorbidades contra a Covid-19. Em Itatiaia, o Setor de Imunização, da Secretaria de Saúde de Itatiaia, orienta os moradores diabéticos, imunossuprimidos e com obesidade mórbida, com idades entre 18 e 59 anos, que realizem o cadastro para a vacinação até esta sexta-feira, dia 30.

A vacinação dessas pessoas terá início na próxima segunda-feira, dia 3. Os diabéticos, imunossuprimidos e pessoas com obesidade mórbida serão os primeiros a receberem a dose, pois de acordo com o setor de Imunização, é preciso dividir o público para que não haja aglomeração. A expectativa, segundo a prefeitura, é de na outra semana, do dia 10 de maio, já ampliar a vacinação para outros grupos com comorbidades, dependendo da chegada de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Os moradores desses grupos, que já realizaram o cadastro no site da Prefeitura, devem ir à Sala de Vacinação, a partir do dia 3 de maio, mulheres na parte da manhã, de 9h às 11h, e homens, na parte da tarde, de 13h30 às 15h30, para receber a dose da vacina. É preciso apresentar documento de identificação, comprovante de residência, cartão do SUS, carteira de vacinação (se tiver) e o documento que comprove a comorbidades que possui (em alguns casos, laudo médico e outros, receita médica). No caso das pessoas com obesidade mórbida, não é preciso apresentar laudo.

– Estamos orientando e pedindo que os moradores compareçam no decorrer da semana, para evitar aglomerações. Não é necessário ir no primeiro dia já que temos doses suficientes para atender esse público durante toda a semana, do dia 3 ao dia 7 de maio – afirmou Andrea Millen, coordenadora do Setor de Imunização.

O cadastro para ser vacinado pode ser acessado clicando no link de acesso ao site da Prefeitura.

Já em Resende, a imunização será realizada a partir dos dias 3 e 4 de maio, para mulheres na primeira data, e homens, na segunda data, das 8h às 12h. Nesses dois dias, serão vacinadas pessoas com 59 anos.

Diferentemente de outras etapas, não será necessário fazer o cadastro. O público-alvo desta etapa deverá comparecer em qualquer posto de saúde ou policlínica e apresentar comprovante de residência, de identidade e documento que ateste a comorbidade. Entre os documentos que afirmam a comorbidade, estão: receita médica, laudo, declaração do médico, entre outros.

PNI DESTACA COMORBIDADES CONTEMPLADAS
Na página da Prefeitura de Resende há a relação completa das comorbidades determinadas para a vacina, como orienta a última versão do Plano Nacional de Imunização (PNI), elaborado pelo Ministério da Saúde, é possível conferir no site oficial da Prefeitura de Resende, através de um link especial sobre o assunto. O teor do conteúdo disponibilizado pela prefeitura não só lista as comorbidades, como também descreve o enquadramento de cada indivíduo dentro da condição de saúde.

Segundo a última versão do Plano Nacional de Imunização, neste momento, serão imunizadas pessoas com: diabetes, hipertensão pulmonar ou arterial resistente (comprovando uso de 3 ou mais medicamentos anti-hipertensivos), hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão, pneumopatia crônica grave, insuficiência cardíaca, cardiopatias, síndromes coronarianas, valvopatias, arritmia cardíaca, próteses valvares ou dispositivos cardíacos implantados, doença cérebro vascular (incluindo Doença de Parkinson), doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática.

Foto: Arquivo

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.