Covid-19: Todas as regiões do RJ estão em bandeira amarela desde julho de 2020

Pela primeira vez, desde o mês de julho de 2020, um levantamento realizado pelo Mapa de Risco Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde (SES) aponta que todas as regiões do estado do Rio de Janeiro estão em situação de baixo risco para a doença. A 52ª edição do levantamento, divulgada nesta sexta-feira, dia 15, mostra a melhor avaliação epidemiológica do estado desde a sua primeira edição, publicada em 8 de julho de 2020.

A análise compara as semanas epidemiológicas 39 (de 26 de setembro a 02 de outubro) com a 37 (de 12 de setembro a 18 de setembro). Nesse período, o número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) caiu 40%; e de óbitos 39%.

– Essa é a primeira vez, desde o início da edição do mapa de risco, que todas as regiões foram classificadas na bandeira amarela. É, também, a sétima semana consecutiva com a classificação geral do estado na bandeira amarela. Importante explicar que o nosso estudo não avalia apenas internações e óbitos. O levantamento conta também com análise sobre os indicadores precoces, como a capacidade instalada da rede SUS, o número de atendimentos nas unidades de emergência e a taxa de ocupação. Graças à vacinação, vivemos nosso melhor momento desde o início da pandemia – avalia Alexandre Chieppe, secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

A conquista desses índices só foi possível, mais uma vez, graças à vacinação que segue avançando no estado. Entre 12 de setembro e 2 de outubro, período que compreende as semanas epidemiológicas 39 e 37, foram aplicadas 2.088.923 de doses das vacinas contra o coronavírus, e também iniciada a aplicação das doses de reforço para idosos e profissionais de saúde.

Com o avanço da campanha e a diminuição de transmissão da doença, a taxa de ocupação segue em queda progressiva. A de UTI passou de 45%, no levantamento anterior, para 41%; e a de enfermaria, de 23% para 21%, as menores desde o início deste ano. Alguns leitos estão sendo revertidos para tratamentos de outras especialidades.

APENAS UM MUNICÍPIO COM RISCO MODERADO
Em relação aos municípios, a região do Médio Paraíba tem apenas um que ainda segue com risco de contágio moderado. É Volta Redonda, onde o levantamento mostra que a ocupação dos leitos de enfermaria está em 29%, enquanto que os de UTI está em 24%. Ainda que Resende esteja um pouco acima no número de internados nas UTIs (29%), não há registro de internados em enfermarias. Os dados são do painel, segundo informações enviadas pelos municípios até o último domingo, dia 17.

Foto: Divulgaçao/SES

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.