Operação da MPRJ prende secretário de Saúde em Itatiaia

Uma operação conjunta entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil prendeu na manhã desta quinta-feira, dia 29, o secretário de Saúde de Itatiaia, Marcus Vinicius Rebello Gomes. Segundo as investigações da Polícia, ele seria um dos cinco acusados de integrar uma organização criminosa responsável por lesão ao erário público, ao não entregar equipamentos de proteção individuais (EPI’s) de combate à Covid-19 comprados pela Prefeitura.

Além dos cinco mandados de prisão preventiva, a 1ª Vara Criminal Especializada da Capital também expediu 17 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a integrantes do grupo e a pessoas próximas aos denunciados. As investigações fazem parte da Operação Apanthropía, que também prendeu o ex-secretário de Planejamento, Marcelo de Oliveira Pinheiro; além do policial militar Rafael Mendes Gonçalves Silva, e também Guilherme Nelson Van Erven Sabatini e Julio César Dalboni de Moura.

As investigações iniciais apontaram que, durante a pandemia, Itatiaia adquiriu da empresa Latex Hospitalar, por meio de dispensa de licitação amparada na Lei nº 13.979/20, EPI’s em quantidades desproporcionais à sua realidade, em valor total de R$ 3 milhões. Porém, mesmo com o pagamento de uma primeira nota fiscal no valor de R$ 1.458.995,00, atestada falsamente, os materiais não foram entregues à administração municipal.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.