
A concessionária que administra a Rodovia Presidente Dutra informou que o tráfego teve seu acesso liberado parcialmente no km 276, em Barra Mansa, no bairro Vila Ursulino. É que na última quinta-feira, dia 7, as equipes de engenharia da concessionária desobstruíram uma das faixas do retorno da via local às margens da rodovia, que dá acesso pelo km 275, no sentido Rio de Janeiro. As equipes seguem trabalhando para liberação total da via.
A liberação do acesso, ainda que parcial, acontece três meses depois que uma queda de barreira interditou o mesmo trecho, no final de março deste ano, quando parte do talude cedeu após a forte chuva que atingiu a região. A empresa está desde o final de junho trabalhando na realização do retaludamento provisório do aterro – processo de terraplenagem que garante maior estabilização do mesmo. O prazo previsto para conclusão do trabalho é de 30 dias, podendo, em caso de chuva, ser paralisado ou mesmo suspenso.
Os trabalhos começaram quase três semanas depois da decisão do juiz Antonio Augusto Balieiro, da 4ª Vara Cível da Comarca de Barra Mansa, que na ocasião (dia 1° de junho), determinou que a concessionária realizasse dentro de cinco dias, estudos necessários para correção do deslizamento. E ainda decidiu que a empresa tinha 10 dias para iniciar os trabalhos e 30 dias para desobstruir a via de acesso ao bairro, sob pena de multa de R$ 20 mil por cada dia de atraso.
A decisão do juiz foi favorável a uma ação movida pela Prefeitura de Barra Mansa, que notificou a concessionária por três vezes sem obter uma resposta imediata da concessionária. Enquanto isso, a empresa orienta os motoristas que respeitem a sinalização implantada no trecho em obra e o limite de velocidade.


