Gravidade da pandemia obriga TRE-RJ a adiar eleição suplementar para prefeito em Itatiaia

Em Sessão Plenária Virtual realizada na tarde desta quinta-feira, dia 25, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), por decisão unânime dos desembargadores do órgão eleitoral, foram adiadas as eleições suplementares para prefeito nos municípios fluminenses onde o pleito seria realizado no próximo mês devido ao crescimento do número de casos de covid-19 no estado do Rio de Janeiro, assim como em todo o país. Segundo o desembargador Claudio Dell’Orto, “é uma situação delicada para o  tribunal, que designou para o dia 11 de abril a realização das eleições suplementares nos municípios de Itatiaia e de Santa Maria Madalena (na Região Serrana)”

Ainda de acordo com o desembargador, o TRE recebeu dos representantes do Sindicato dos Servidores das Justiças Federais um requerimento informando “que não haveria condições de para se manter o devido isolamento social diante do agravamento da pandemia” durante as eleições. Além disso, destacou que o município de Itatiaia repassou ao TRE que “realmente a situação do municipio não recomendaria a realização das eleições na data marcada”, e que a juíza eleitoral de Santa Maria Madalena comunicou “que há muitos casos de covid-19 no município, inclusive servidores”.

Ele também se pronunciou dizendo que isso o levou a consultar a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), que informou sobre a situação de gravidade que passa o estado, que inicia amanhã (sexta-feira, dia 26) o fechamento das atividades. Dessa forma, segundo Dell’Orto, o TRE-RJ estará suspendendo as atividades presenciais e remotas, o que dificultaria a realização do pleito nos municípios no dia 11 de abril. “Não haveríamos condições adequadas para fazer as eleições”.

Em sua proposta, ele recomendou o adiamento aos colegas do plenário que diante da crise sanitária que passa o estado, as eleições sejam adiadas em vista da possiblidade de aglomerações indesejáveis nas duas cidades, podendo posteriormente disseminar o vírus e causar um colapso no sistema de saúde das localidades onde aconteceriam o pleito e outros municípios vizinhos. Com a decisão, o TRE-RJ remarcará o pleito em breve, com data a ser definida.

Itatiaia será um dos municípios onde as eleições suplementares para prefeito foram marcadas depois que o vencedor das eleições de 2020, Eduardo Guedes (PSC), foi impedido de tomar posse devido ao fato de ter assumido a prefeitura antes de sua primeira eleição, no ano de 2016, configurando assim, um terceiro mandato, o que é inconstitucional.

CANDIDATOS SE PRONUNCIAM
Os candidatos se pronunciaram horas antes da decisão do TRE-RJ. O atual prefeito do município, o presidente da Câmara local, Imberê Moreira (PRTB), que concorrerá também nas eleições suplementares do município, comentou a decisão unânime.

– Foi uma decisão sensata e correta. Mesmo no período em que estivemos em campanha eleitoral, tivemos a preocupação de participar e incentivar aglomerações. Nossas mensagens e campanha estavam nas redes sociais. A situação dos casos e óbitos agravou no estado e em Itatiaia, por isso foi uma decisão muito coerente. Enquanto prefeito interino, vamos continuar cuidando da cidade, com responsabilidade e transparência. Como estou falando sempre, a nossa prioridade neste momento tem que ser a Saúde e será. – relatou Imberê, que concorreria junto com o candidato a vice-prefeito Vander Leite Gomes.

Outro concorrente, o candidato a prefeto, Irineu Nogueira (PTB), diz que mesmo com a decisão, continuará firme no propósito dese tornar o futuro prefeito de Itatiaia, e também comentou a decisão do TRE. “Decisão judicial não se discute, se cumpre. A prioridade é preservar a vida das pessoas. Estamos tranquilos porque sabemos que a população quer mudança, nós somos o único projeto de renovação da cidade. Vamos nos manter firmes, acreditamos no propósto de Deus e pedimos que todos se cuidem. Juntos ainda vamos fazer uma Itatiaia pra todos!”, finalizou.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.