TSE marca julgamento de recurso do prefeito Neto para o dia 5 de março

Nesta quinta-feira, dia 25, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que o julgamento do Recurso Especial Eleitoral do prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto (DEM), acontecerá em 5 de março. O prefeito assumiu o cargo através de uma decisão monocrática por parte do ministro Alexandre de Moraes, após não ter seu recurso julgado antes do recesso do judiciário, em 18 de dezembro do ano passado.

Com 57,20% dos votos, Neto venceu no primeiro turno da eleição, em novembro do ano passado. No entanto, sua candidatura foi indeferida na primeira e segunda instâncias da Justiça Eleitoral devido á reprovação de duas de suas contas, uma referente ao exercício de 2011 e outra de 2013, pela Câmara Municipal.

Caso o TSE rejeite o recurso de Neto, o município de Volta Redonda poderá ter uma nova eleição para o cargo de prefeito. Nesse caso, será o segundo município do Sul do estado a ter o pleito suplementar, depois de Itatiaia. O município vizinho de Resende teve as eleições agendadas para o dia 11 de abril após indeferir a candidatura do vencedor das eleições de novembro, o ex-prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (PSC).

O ex-prefeito se reelegeu, mas por ter assumido a prefeitura antes das eleições de 2016, substituindo Luis Carlos Ypê (cassado por irregularidades em sua campanha eleitoral) e depois ter sido eleito no mesmo ano, o TSE entendeu que Dudu não poderia se reeleger segundo a Constituição Federal, que não permite uma terceira eleição aos cargos executivos.

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.