Resende terá posse com pompa e convidados. Covid? Só um detalhe.

Academia cedeu seu teatro para a posse dos eleitos de 2020 em Resende (Foto: Arquivo)

A pandemia do novo coronavírus fez com que em todo o planeta a rotina de todos passasse por medidas de segurança e prevenção para o enfrentamento à doença. O que não foi diferente para a definição dos cerimoniais de diplomação e posse. Na primeira etapa de oficialização dos mandatos de candidatos a prefeito e vereadores eleitos este ano, o Tribunal Regional Eleitoral optou por cancelar a cerimônia e apenas entregar os diplomas na sexta-feira, dia 18, no cartório eleitoral do município devido a piora no crescimento do número de casos e de mortes pela covid-19.

Considerado o terceiro município mais populoso do Médio Paraíba,  e o principal da Região das Agulhas Negras, Resende tem visto o número de infectados crescer significativamente em relação ao mês passado. Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, Resende totaliza em 28/12, 4.493 casos confirmados de covid-19 contra 3.451 do boletim divulgado há um mês. Número de casos ativos da doença (177 contra 81 em novembro) e o de mortes (179 contra 133).

Mas o dado mais impressionante do boletim é o número de pessoas na fila aguardando resultado dos exames, que chega a ser 7,5 vezes maior do que em novembro. São 145 pessoas que ainda esperam o resultado (que pode ser positivo ou negativo) contra apenas 19 no mês passado.

O número de leitos ocupados nos hospitais ultrapassa os 70% e alerta para a necessidade no aumento de leitos hospitalares, a exemplo do que vem acontecendo em outras cidades do país, mas toda essa situação não limitou a cerimônia programada. A cerimônia de posse do prefeito e vice reeleitos Diogo Balieiro e Geraldinho (DEM), e dos 17 vereadores acontecerá de forma presencial e tradicional no teatro da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), dia 1º, às 19h.

A Aman cederá o teatro à Câmara com capacidade reduzida a 800 pessoas para a realização do evento, onde cada um dos eleitos pretende levar até 20 convidados, indo na contramão das recomendações sanitárias e do momento que requer evitar juntar grande número de pessoas.

Outros municípios da região, realizarão a posse com transmissão, mas sem convidados. Em Barra Mansa, por exemplo, cogitou-se realizar o evento em formato convencional, mas em reunião realizada dia 21, foi decidido que apenas o prefeito Rodrigo Drable (DEM), sua vice Fátima Lima e os vereadores eleitos, além de alguns funcionários da Câmara, participarão de forma presencial. A sessão de posse será sem convidados e com transmissão online pela TV Câmara. Coincidência ou não, os dados dos boletins da Secretaria de Saúde local mostram números um pouco melhores que os de Resende, respeitadas as proporções das duas cidades.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.