Mais um ano começa. E a preocupação com a febre amarela também!

Vacinas estão sendo aplicadas na forma padrão (Fotos: Divulgação/PMR)

O começo de 2019, que é marcado pelas férias e pela alta temporada de verão, também é motivo de preocupação para órgãos públicos de saúde na região. Em Resende, a Superintendência de Vigilância em Saúde, ligada à Prefeitura, tem aproveitado a época em que muitas pessoas viajam para alertar a população e conscientizar sobre importância da vacinação contra a febre amarela, uma vez que alguns locais procurados já registraram casos confirmados da doença.

A vacina, está sendo oferecida em todas as unidades básicas de saúde (UBS) e unidades de saúde da família (USF) dos bairros, além do Centro Municipal de Imunização, deverá ser aplicada no mínimo 10 dias antes da viagem para locais com endemias de febre amarela. As doses são aplicadas na forma padrão desde o último dia 2 nessas unidades, que seguirão vacinando de forma rotineira.

É importante lembrar que podem ser vacinadas apenas pessoas de 9 meses a 60 anos. A vacina é contraindicada para gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças até seis meses e pessoas com mais de 60 anos. Pessoas imunodepressivas, como pacientes oncológicos e portadores de doenças crônicas também não devem tomá-la.

A doença, de acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Carolina Bittencourt, tem maior incidência entre os meses de dezembro e maio, quando o período chuvoso favorece a proliferação dos mosquitos transmissores da febre amarela silvestre (Haemagogus e Sabethes).

A infecção acontece quando uma pessoa que nunca contraiu a doença ou não tomou a vacina é picada por um mosquito infectado. A forma urbana da doença, transmitida pelo Aedes aegypti, não é registrada desde 1942. Em 2018,  Resende teve seis casos registrados de febre amarela, com três mortes, segundo o último levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ).

Além da vacinação, a Superintendência também orienta moradores e visitantes que não podem tomar a vacina, sobre as medidas preventivas a serem tomadas, como manter o uso diário de repelente, em especial nos braços, pernas e pés; instalar mosqueteiros sobre a cama e telas nas portas e janelas; usar roupas de mangas compridas e calças; e evitar visitar zonas de floresta ou lugares com grandes áreas de matas.

E ao primeiro sinal dos sintomas (início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas e no corpo, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza), é importante procurar, imediatamente, uma unidade de saúde (posto, hospital ou UPA).

No Centro Municipal de Imunização, a vacinação acontece todas as terças e quintas-feiras, das 8 às 14h, sem intervalo para almoço. Confira abaixo os horários dos demais postos de vacinação:

Barra I – Terça-feira, das 8h às 16h
Barra II – Sexta-feira, das 8h às 12h
Barra III – Segunda-feira, das 8h às 12h
Morada da Barra – Quarta-feira, das 8h às 16h
Paraíso – Quarta-feira, das 13h às16h
Serrinha/Capelinha – Segunda-feira, das 8h às 16h
Morro do Cruzeiro – Sexta-feira, das 10h às 16h
Mauá – Sexta-feira, das 10h às 16h
Jardim Alegria – Terça-feira, das 8h às 16h
Cidade Alegria (USF) – Quinta-feira, das 8h às 16h
Cidade Alegria (UBS) – Segunda-feira, das 8h às 16h
Itapuca – Quinta-feira, das 8h às 16h
São Caetano – Terça-feira, das 8h às 16h
Clínica da Família – Segunda-feira, das 8h às 12h
Nova Alegria – Segunda-feira, das 13h às 16h
Baixada Olaria – Quarta-feira, das 8h às 16h
Novo Surubi – Sexta-feira, das 8h às 16h
Surubi – Terça-feira, das 8h às 12h
Eng. Passos – Segunda-feira, das 8h às 16h
Liberdade – Sexta-feira, das 13h às 16h
Vicentina/S. Amaro – Segunda-feira, das 8h às 12h
Cabral – Segunda-feira, das 8h às 12h
Cabral/Alambari – Quarta-feira, das 8h às 16h
Zona Rural (Fumaça, Pedra Selada, Bagagem, Rio Preto, Jacuba) – Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.