E a chuva continua atormentando a população nas cidades da região!

Nesta quarta-feira, dia 9, a população da região sofreu mais uma vez com a intensidade da chuva que caiu durante a noite. Em Itatiaia, a prefeitura precisou realizar uma força-tarefa para reduzir os impactos do temporal que atingiu o município, com duas ocorrências em Penedo. A primeira foi a queda de uma barreira na Avenida Penedo, onde a via ficou temporariamente obstruída, e a segunda foram dois deslizamentos no bairro Jambeiro 2, em Penedo.

Em ambas as ocorrências, a Defesa Civil, junto com a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos foram acionadas para prestarem atendimento.

Logo que aconteceu a queda da barreira na Rua Penedo, a via foi sinalizada e imediatamente desobstruída e liberada. No bairro Jambeiro 2, homens e máquinas da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, seguem trabalhando no local para que possam realizar a desobstrução total da via, que ficou em meia pista devido ao deslizamento de terra. Em nenhuma das localidades não há registros de pessoas desabrigadas ou desalojadas.

Segundo informações da Defesa Civil, o volume de chuva desta quarta-feira foi de 25 mm e nesta quinta-feira, dia 10, de acordo com o Climatempo, existe 90% de chances de chover com possibilidade de chegar à 12 mm. Número bem menor do que os dias anteriores, que foi 40 mm na terça-feira (dia 8) e 25 mm na segunda-feira (dia 7).

– Nas últimas horas os pluviômetros do município registraram um grande volume de chuva. Na região de Itatiaia o equipamento registrou 142,8 mm nas últimas 96 horas. No mesmo período, na região de Maromba foi registrado 105,5 mm – explicou o diretor da Defesa Civil, Valdair do Nascimento.

Barra Mansa também sofreu com estragos da chuva de quarta-feira. As seis horas de chuva geraram alguns transtornos em diferentes pontos da cidade. O córrego no distrito de Floriano transbordou e também houve registro de deslizamento de terra em alguns pontos do local. Após o período de estiagem, equipes de diversas secretarias da prefeitura foram às ruas para acompanhar a situação. Já na manhã desta quinta, a Defesa Civil deu continuidade nas ações.

No total, três casas foram interditadas. Duas na Vila Nova, nas ruas Santa Luzia e José Loest, e uma na Vila Maria, na Rua Antônio Graciano da Rocha. Já na Vista Alegre, na Rua Jorge Amado, houve um grande deslizamento de terra, porém não ofereceu riscos às moradias.

De acordo com o levantamento da Defesa Civil, na última noite choveu 83 mm e o nível do Rio Paraíba do Sul atingiu 3,00 metros. Para que haja o alerta técnico, o rio precisa chegar aos 3,50 metros.

Jonas Rodrigues Leite, coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, fez um importante alerta para os riscos da chuva. “Nós monitoramos o tempo através do núcleo do Cemaden, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. De acordo com o último levantamento, as chuvas seriam fracas e moderadas, porém foram suficientes para causar estragos. Por isso, estamos sempre em alerta para que não sejamos pegos de surpresa”, disse, reforçando o pedido à população para que se mantenha atenta aos riscos.

A previsão de chuva para Barra Mansa nesta quinta-feira é de 83% segundo o Climatempo, e o volume pode chegar a 12 mm.

Foto: Divulgação/PMI

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.