Chuva forte destelha casas e provoca queda de energia em Quatis

Avenida Afonso de Freitas Lustosa, no bairro Nossa Senhora do Rosário, antes e após temporal (Fotos: Reprodução/Google Maps e Divulgação/PMQ)

Um temporal que atingiu Quatis no final da tarde deste domingo, dia 10, trouxe chuva e forte ventania, destelhando parcialmente 30 residências nos bairros São Benedito, Santa Bárbara, Nossa Senhora do Rosário e Bondarowsky, além de deixar vários pontos do município sem energia elétrica.

Ainda assim, a Prefeitura de Quatis informou, através do prefeito Bruno de Souza, que não houve vítimas durante o temporal, que durou 40 minutos, apenas prejuízos materiais por parte das famílias que tiveram suas casas destelhadas.

Já a queda de energia, de acordo com o poder público municipal, foi provocado pela queda dos galhos de uma árvore, nas proximidades do ginásio municipal, no bairro Nossa Senhora do Rosário, o que afetou o fornecimento de energia elétrica em 70%, devido a queda dos sobre a fiação. Também foram registradas quedas de galhos de árvores em outras comunidades.

A situação do município, no entanto, já foi normalizada. Os galhos que atrapalharam no fornecimento de energia foram retirados ainda no domingo por equipes da prefeitura ligadas a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos. E a energia elétrica foi restabelecida em menos de duas horas pela Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia em Quatis.

Todo o trabalho pra amenizar os transtornos foi realizado pela Secretaria de Obras, Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Defesa Civil local. Este último órgão coordena em parceria com os demais a “Operação Verão”, que tem como objetivo atuar na ocorrência de chuva forte, cuja incidência costuma ser maior entre outubro e abril.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciaia (Inpe), a previsão do tempo aponta um período chuvoso para Quatis a partir desta terça-feira, dia 12, com risco de raios, vendavais e até granizo. Segundo o serviço de meteorologia, a previsão deve se estender até o próximo sábado, dia 16, e também vale para outros municípios da região. No domingo, dia 17, a previsão é de pancadas de chuva, principalmente à tarde.

Quatis é o segundo município da Região das Agulhas Negras a registrar transtornos provocados pela chuva em menos de três dias. Na última sexta-feira, dia 8, Resende também teve pontos de alagamento e queda de energia em vários bairros.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.