Tradicional procissão de Barra Mansa acontecerá com adaptações

Mesmo sendo 2020 um ano atípico devido a pandemia do coronavírus, a tradicional procissão realizada em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, em Barra Mansa será realizada. Este ano as festividades organizadas pela Família Baião, com apoio da prefeitura local, chegam ao seu 60º ano. O evento, seguido por centenas de pessoas todos os anos, acontece na próxima segunda-feira, dia 12, com a concentração da imagem da Santa na residência da família Baião, na Rua Pinto Ribeiro, no Centro.

A procissão pelas ruas do Centro foi cancelada e será substituída por carreata com a saída prevista para as 15h. Segundo os organizadores, o evento terá o seguinte percurso: Roberto Silveira em direção ao Centro pela Rua Pinto Ribeiro; parada na Praça da Liberdade de onde seguirá para o bairro Vila Maria; retorno pela ponte da Saudade, passando pelo bairro Vila Nova, Vista Alegre, Ano Bom, passando pela Ponte dos Arcos e encerrando no Roberto Silveira. O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, destacou a importância de mesmo diante das adversidades, governo e organizadores cultivarem a história municipal.

– As celebrações a Nossa Senhora faz parte da cultura de Barra Mansa. Demonstra a devoção de nossa cidade a essa santa que veio do Rio Paraíba do Sul, de onde surgiram nossas comunidades. Estamos orgulhosos de conseguir manter a tradição mesmo em meio a tantas questões que poderiam inviabilizar o evento – expressou Bravo.

O responsável pela procissão, Rogério Baião, pontuou as dificuldades, mas ressaltou a esperança de uma retomada à normalidade em breve. “Estamos tristes por fugir da tradição, mas, felizes por este ano fazer tudo dentro das possibilidades que a situação nos permite, pedindo a intercessão de Maria para que o ano que vem possamos voltar a fazer a tradicional procissão”, frisou Baião.

Os organizadores do evento pedem à população que doem rosas brancas para que seja feita a ornamentação do andor onde será colocada a imagem de Nossa Senhora. Essa contribuição pode ser entregue na residência da família Baião, na Rua Pinto Ribeiro, número 292. As doações devem ser feitas durante os dias 10, sábado, e dia 11, no domingo.

Foto: Paulo Dimas/Divulgação PMBM

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.