Evento virtual promove lançamento de livro sobre os Puris da Mantiqueira

Na próxima terça-feira, dia 7, a historiadora Puri Aline Rochedo Pachamama realizará uma live de lançamento do livro “Boacé Uchô”, no canal da Pachamama Editora, no Youtube. Segundo a língua dos índios Puris, Boacé Uchô significa “Palavra-terra”, “Palavra que pulsa”. O evento, que acontece de forma virtual devido à pandemia do novo coronavírus, acontece a partir das 19 horas.

“Sou mulher originária, seguindo a herança vinda de minha mãe”, declara a autora, que também é doutora em História Cultural pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Idealizadora da Pachamama Editora, formada por mulheres, Aline atua em movimentos dos Povos Originários e causas ambientais.

– A percepção da palavra viva, que brota da terra, conheci por meio das falas das minhas e meus ancestrais. Tal informação chegou a mim porque, apesar da violência simbólica de uma história escrita na matriz colonizadora, a história oral dos Povos Originários persiste – explicou a escritora.

Segundo ela, para honrar a história de seus antepassados, o livro registra o relato de vários representantes do povo Puri da região da Serra da Mantiqueira. Aline pretende que o livro seja um documento histórico que possibilite questionamentos em relação a registros que expõem a não existência do Povo Puri. Os remanescentes ouvidos são oriundos dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerias.

Na região de Visconde de Mauá, a historiadora conversou com Teresinha Puri – artesã e benzedeira; Dorinha Puri e Carminha Puri, artesãs, irmãs, que vivem no Lote 10; e com Benedito Pereira, de Campo Alegre. Na Vila da Fumaça, entrevistou Francisco Donizete. Em Mirantão, Minas Gerais, conversou com Ana Rita e Dona Donga. Nas cidades do sul de Minas Gerais, Jecy Puri, de Alfenas, e Otávio Augusto, de Conceição do Rio Verde. Na serra do Brigadeiro, com Neném Puri e Adailton Santos. Também há entrevistas com amigos e apoiadores da causa Puri na região.

ESPAÇO MEMÓRIA
Durante sua participação na live “Mantuqueira, Resende e Meio Ambiente”, realizada pelo ComSocial no dia 4 de junho, a historiadora antecipou que foi apresentada a proposta de construção de um espaço de memória em Visconde de Mauá, que lembre e reforce a presença Puri na região da Mantiqueira. Ela também fala dessa proposta em sua obra. Ela explica que o mesmo será destinado a encontros para expressão da oralidade, estudo da língua e exposição da arte e cultura Puri, dentre outras atividades. A negociação da construção desse espaço no interior do Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), de acordo com Pachamama, está adiantada.

SERVIÇO
Lançamento do livro Boacé Uchô
Data: dia 7 de julho, terça-feira
Hora: 19h
Como: Live no canal do Youtube da Pachamama Editora
Outras informações: Aline Rochedo Pachamama – Tel.: (21) 98638-5080

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.